Tecnologia

Elon Musk compara serviço de robotáxi da Tesla com combinação entre Airbnb e Uber

Enquanto alguns carros serão de propriedade exclusiva da Tesla, a maior parte da frota será composta por clientes, que poderão adicionar ou retirar seus veículos do serviço conforme sua disponibilidade e preferências

Publicado em 25 de junho de 2025 às 09h22.

Após meses turbulentos para a Tesla, com queda no preço das ações e protestos relacionados à participação de seu CEO, Elon Musk, no governo Donald Trump, os papéis da montadora dispararam 8,2% na segunda-feira, 23, após o lançamento do serviço de robotáxi da empresa – uma combinação de Airbnb e Uber, segundo ele.

Realizado no domingo, 22, em Austin, Texas, para um pequeno grupo de fãs, que teve a oportunidade de embarcar em uma corrida realizada por um veículo autônomo Model Y, o início da operação é considerado um marco para a Tesla. Por enquanto, as corridas estão fixadas em U$ 4,20 (pouco mais de R$ 23).

Tesla Cybercab: modelo será usado quando projeto de taxi robô da Tesla estiver em pleno funcionamento  (Los Angeles Times/Getty Images)

No mesmo dia, Musk compartilhou um vídeo em sua rede social X, relembrando uma declaração feita durante a assembleia anual de acionistas da Tesla no ano passado. Nela, o CEO afirmou que os proprietários poderiam "alugar" seus veículos para o serviço de táxis autônomos. Ele comparou o modelo a plataformas como Airbnb e Uber. “Na verdade, é uma combinação de algo como Airbnb e Uber, de certa forma”, disse Musk.

Por que combinação de Airbnb com Uber?

Musk explicou que, enquanto alguns carros serão de propriedade exclusiva da Tesla, a maior parte da frota será composta por clientes. Esses proprietários poderão adicionar ou retirar seus veículos do serviço de táxis autônomos conforme sua disponibilidade e preferências.

Caso um proprietário vá sair de férias, por exemplo, ele poderia simplesmente disponibilizar seu carro para a frota de robotáxis. “Você pode simplesmente dizer: ‘Vou viajar por uma semana’, apertar um botão no aplicativo da Tesla, e seu carro entra na frota, começando a gerar dinheiro para você enquanto você estiver fora.” Assim como outros serviços de transporte, a empresa ficará com uma parte da quantia arrecadada, embora a maior parte vá para o proprietário do veículo.

Donos de Tesla também poderão adicionar seus carros à frota por períodos mais curtos, como alguns dias ou até mesmo algumas horas. Uma versão sob rodas do conceito “faça seu dinheiro trabalhar por você”. Segundo Musk, a receita gerada com o aluguel do veículo será significativamente maior do que o valor da parcela mensal do carro.

Acompanhe tudo sobre:TeslaElon MuskAirbnbUber

Mais de Tecnologia

Startup de US$ 12 bilhões de Mira Murati, ex-OpenAI, tem investimentos da Nvidia e Jane Street

BYD lidera vendas na China com mais de 2,1 milhões de carros no 1º semestre de 2025

Em queda na China, demanda de países emergentes impulsiona alta de 1,5% nas vendas de iPhones

WhatsApp estreia nova ferramenta para grupos inspirada no Telegram; saiba qual é