Tecnologia

Elétrico e sem piloto, automobilismo do futuro chega em 2016

RoboRace, primeira categoria de corridas com carros autônomos, chegará no ano que vem com competições junto com a Formula E

Formula E: competição receberá corridas de carros autônomos a partir do ano que vem (Kevin Frayer/Getty Images)

Formula E: competição receberá corridas de carros autônomos a partir do ano que vem (Kevin Frayer/Getty Images)

Victor Caputo

Victor Caputo

Publicado em 1 de dezembro de 2015 às 16h59.

São Paulo – A Formula E, competição de automobilismo com carros elétricos, já apontava para o futuro. Agora, quem for a uma das corridas da categoria se sentirá ainda mais à frente no tempo.

A partir do próximo ano, antes de cada corrida da Formula E acontecerá uma competição de uma nova categoria de automobilismo, a RoboRace. A disputa será entre carros autônomos, sem qualquer piloto na pista. A categoria está sendo criada em parceria com a empresa Kinetik, que irá desenvolver os carros.

Na competição estarão dez equipes concorrendo com dois carros cada—vinte carros diferentes na pista, portanto. As corridas terão duração aproximada de uma hora cada uma.

A ideia é que tecnologia de inteligência artificial seja desenvolvida e usada pelas equipes. Para incentivar, todo os carros serão iguais—o que fará a diferença nas corridas será a capacidade de direção autônoma de cada um.

“Em termos de tecnologia, queremos fazer carros melhores do que humanos dirigindo. Isso significa que esperamos que os carros tenham alta aceleração e alta velocidade”, disse Denis Sverdlov, da Kinetik, à Wired do Reino Unido.

A expectativa é que os carros alcancem mais de 300 quilômetros por hora de velocidade. Eles serão alimentados por baterias elétricas—assim como acontece na Formula E.

Nenhuma equipe fechou contrato com a categoria até agora. O CEO da Formula E, Alejandro Agag, afirmou esperar que empresas que estejam trabalhando no campo de carros autônomos se animem com a categoria.

Vale lembrar que desde empresas de tecnologia como Google e Uber, assim como outras tradicionais montadoras, estão trabalhando no desenvolvimento de carros autônomos.

Acompanhe tudo sobre:AutoindústriaAutomobilismoCarrosCarros elétricosEsportesVeículos

Mais de Tecnologia

UE multa grupo Meta em US$ 840 milhões por violação de normas de concorrência

Celebrando 25 anos no Brasil, Dell mira em um futuro guiado pela IA

'Mercado do amor': Meta redobra esforços para competir com Tinder e Bumble

Apple se prepara para competir com Amazon e Google no mercado de câmeras inteligentes