Tecnologia

Ele já foi o braço direito de Musk. Agora comanda uma startup bilionária

Jay Vijayan está no comando da Tekion, startup americana que também atua no setor automotivo e recentemente captou 150 milhões de dólares

Jay Vijayan: executivo de origem indiana trabalhou na Tesla até 2016 antes de fundar a Tekion (Tekion/Divulgação)

Jay Vijayan: executivo de origem indiana trabalhou na Tesla até 2016 antes de fundar a Tekion (Tekion/Divulgação)

RL

Rodrigo Loureiro

Publicado em 27 de outubro de 2020 às 10h00.

Última atualização em 27 de outubro de 2020 às 16h32.

A startup americana Tekion recebeu nos últimos dias um aporte de 150 milhões de dólares. O valor fez com que a companhia fundada por Jay Vijayan alcançasse valor de mercado estimado em mais 1 bilhão de dólares. Até aí, nenhuma novidade a qualquer outro unicórnio americano. A diferença é que, até 2016, Vijayan era considerado um dos homens de confiança de Elon Musk no comando da Tesla.

O fundador da Tekion ocupou o cargo de diretor de informática (CIO, na sigla em inglês) da montadora americana entre 2012 e 2016. Lá, ajudou a criar uma plataforma para auxiliar a venda dos veículos da Tesla, o que com certeza ajudou a companhia a conseguir resultados cada vez mais expressivos. A profissão mais valorizada na pandemia? Vire um "dev" com o curso de data science e Python da EXAME.

Além da montadora, o executivo de origem indiana tem passagens também por outras gigantes americanas, como a VMware e a Oracle.

O mais recente investimento da Tekion foi obtido em uma rodada de série C da startup. O valor foi aportado pela Advent, empresa de capital de risco dos Estados Unidos. Antes disso, a startup já havia captado outros 65 milhões de dólares em aportes de fundos como Index Ventures e Storm Ventures, além de um investimento da BMW.

Fundada em São Francisco, nos Estados Unidos, a Tekion atua justamente no mercado da Tesla. Mas não fabrica carros elétricos. Em vez disso, usa tecnologias como inteligência artificia e machine learning ao ofertar uma plataforma de nuvem dedicada para concessionárias e demais empresas que atuam no varejo automotivo.

A ideia é fornecer uma plataforma que integre todos os processos de compra e de pós-venda de um veículo para tornar a experiência tão simples como a de pedir uma refeição por um aplicativo de entrega. No setor automotivo, a compra de um veículo pode levar horas para ser feita e o cliente, em geral, dificilmente tem informações detalhadas sobre os processos de manutenção ou de conserto de seu veículo.

Com presença em 28 estados dos EUA e clientes como Fiat, BMW, Chrysler, Nissan, Jeep, Chevrolet, Toyota, entre outros, a Tekion já auxiliou a venda de 22 mil carros desde que foi fundada, o que fez com que a companhia ajudasse o setor a movimentar 318 milhões de dólares. Segundo a Tekion, as empresas podem economizar até 75 mil dólares por mês com o uso de sua plataforma.

Acompanhe tudo sobre:AutoindústriaCarrosElon MuskStartupsTeslaUnicórnios

Mais de Tecnologia

Gigantes das redes sociais lucram com ampla vigilância dos usuários, aponta FTC

Satélites da SpaceX estão causando interferência nos equipamentos de pesquisadores, diz instituto

Desempenho do iPhone 16 chama atenção e consumidores preferem modelo básico em comparação ao Pro

iPhone 16 chega às lojas – mas os recursos de inteligência artificial da Apple, não