EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h19.
Nada como começar um dia de trabalho ou uma rodada de negociações bem informado, graças à rapidez e diversidade da internet. Mas o tempo que se gasta garimpando as atualizações na rede mundial tende a crescer descontroladamente. O executivo que antes dava uma olhada no seu jornal preferido durante o café da manhã agora se sente na obrigação de dar uma bisbilhotada na seção de economia do New York Times, do Wall Street Journal, os destaques da economia e negócios nos principais jornais brasileiros, mais uma meia dúzia de sites e serviços na sua área de especialidade. Pronto: lá se foi a metade do expediente matinal.
O problema, criado pela tecnologia da informação, já tem uma solução, tecnológica, evidentemente. Boa parte das fontes dessas informações sujeitas a mudanças constantes está adotando a rotina de enviar automaticamente para seus fregueses as informações. Em vez de o leitor perder tempo navegando de página em página, o site se encarrega de despachar automaticamente apenas os assuntos de interesse e, o que é melhor, só o que for novidade.
Para receber esses assuntos selecionados é preciso instalar em seu computador um pequeno e simples programa chamado agregador ou newsreader. Abaixo, uma lista de sites onde você encontra agregadores para download (clique sobre o nome do site para acessar).
Os agregadores mais populares (quase todos gratuitos)
Listas de endereços e publicações que usam RSS
Além disso, você pode consultar as seguintes listas: