Uber: empresa irá disponibilizar desconto para viagens curtas durante obras no Monotrilho (Getty Images/Reprodução)
Maria Eduarda Cury
Publicado em 13 de setembro de 2019 às 14h38.
Última atualização em 13 de setembro de 2019 às 21h15.
São Paulo - A Uber, empresa americana de transporte privado, desenvolveu um plano de emergência para atuar durante as interdições no metrô ou nos trens da CPTM - em conjunto com a operação Plano de Apoio entre Empresas em Situação de Emergência (PAESE), organizada pelo sistema de transporte público São Paulo Transporte (SPTrans).
Por conta de obras como a que está sendo feita no monotrilho da linha 17-Ouro do Metrô, a mobilidade urbana acaba ficando mais lenta e, além disso, as estações Granja Julieta e Morumbi, da linha 9-Esmeralda, estão frequentemente com lentidão ou paralisação total. Além disso, as avenidas também costumam apresentar um trânsito de carros mais intenso, já que muitos usuários preferem o conforto do carro do que utilizar transporte público.
A fim de contribuir com uma mobilidade mais rápida e aliviar a lotação dos ônibus públicos em casos como esses, a Uber irá garantir 25% de desconto para usuários que peçam viagens com início ou fim nas estações Santo Amaro - linhas 5-Lilás e 9-Esmeralda - e Berrini - linha 9-Esmeralda. O plano emergencial deve diminuir a quantidade de carros que circulam nas áreas das construções, e incentivar os usuários a não pararem de utilizar serviços públicos de transporte.
Essa é a segunda vez que a Uber atua, em São Paulo, de maneira emergencial: em 2018, a empresa desenvolveu um plano utilizando a opção Juntos da plataforma para aliviar o trânsito na Marginal Pinheiros, quando um viaduto sofreu uma ruptura e uma via expressa da Marginal acabou sendo fechada.
Para utilizar o cupom de desconto emergencial da Uber, o usuário deve pedir a viagem normalmente e selecionar "Promoções" como pagamento, e inserir o código METROLINHA17. Feito isso, o desconto de 25% - exclusivo para viagens de até 10 reais - para viagens iniciadas ou terminadas nas estações Santo Amaro e Berrini pode ser utilizado até 4 vezes por usuário.
A promoção estará no ar para os próximos finais de semana (sábados e domingos), encerrando no dia 27 de outubro. As estações Santo Amaro e Berrini não funcionam aos sábados, a partir das 21 horas, e aos domingos, durante o dia inteiro.