Tecnologia

Dubai criará "cidade" sob vidro e com ar-condicionado

O projeto "Shopping do Mundo" pretende criar um espaço de 4,5 km² sob efeito de ar condicionado, apenas no inverno redomas de vidro serão abertas

Shopping do Mundo: espaço de 4,5 km² terá clima controlado (Divulgação)

Shopping do Mundo: espaço de 4,5 km² terá clima controlado (Divulgação)

Victor Caputo

Victor Caputo

Publicado em 8 de julho de 2014 às 13h54.

São Paulo – Investidores em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, vão levar a expressão viver em uma bolha a um novo nível. O plano do Sheikh Mohammed (primeiro-ministro e vice-presidente dos EAU e governador de Dubai) é usar engenharia avançada para construir a primeira cidade com clima controlado do mundo.

O espaço, uma espécia de mini cidade dentro da cidade de Dubai, será completamente envolto por redomas de vidro. Durante o verão, a cidade de Dubai tem temperaturas de cerca de 40 graus Celsius. Para ganhar do calor, um espaço de 4,5 km² ficará sob o efeito de ar-condicionado quase que em tempo integral.

De acordo com o anúncio do projeto, durante o inverno, a redoma será aberta para que o ar possa circular. Mas isso somente acontecerá quando as temperaturas estiverem mais frescas.

O plano é chamado de Shopping do Mundo (Mall of the World, em inglês). Ele será um complexo com ruas inspiradas em cidades como Nova York e Londres.

Ele terá um parque interno, um shopping, cem hotéis e centros de entretenimento para 15 mil pessoas. A expectativa é que o complexo receba 180 milhões de visitantes por ano. Ao todo, serão 7 km de ruas pelas quais as pessoas poderão andar, todas cobertas e climatizadas.

O turismo é uma das chaves da nossa economia e nós queremos fazer dos Emirados Árabes Unidos um destino atraente durante o ano todo, afirmou em um comunicado o Sheikh Mohammed bin Rashid Al Maktoum.

Em tempos de discussões sobre mudanças climáticas, o projeto parece controverso. Soa como uma maneira de passar por cima do problema do clima.

Os custos do projeto ainda não foram divulgados, assim como qual é a previsão de conclusão para a obra.

Veja abaixo um vídeo de apresentação do projeto:

//www.youtube.com/embed/p-lUp9sUFZw?rel=0

Acompanhe tudo sobre:DubaiEmirados ÁrabesEngenhariaEuropaLondresMetrópoles globaisNova YorkReino Unido

Mais de Tecnologia

Intel descarta venda de participação na Mobileye e ações da empresa disparam

YouTube expande anúncios em vídeos pausados para todos os anunciantes

Kremlin volta a usar YouTube, enquanto restringe o acesso de russos à plataforma

Netflix atinge 94 bilhões de horas assistidas no primeiro semestre de 2024, afirma CEO