Tecnologia

Doodle faz homenagem à matemática Maria Gaetana Agnesi

Agnesi foi uma matemática famosa pela sua genialidade que viveu entre 1728 e 1799 principalmente em Milão

Doodle (Divulgação)

Doodle (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de maio de 2014 às 08h44.

O Google comemora nesta sexta-feira (16), com um Doodle, o aniversário de 296 anos da matemática, linguista e filósofa italiana Maria Gaetana Agnesi. Ela é reconhecida como a primeira mulher matemática a ter produzido textos de alta qualidade científica.

Agnesi foi uma matemática famosa pela sua genialidade que viveu entre 1728 e 1799 principalmente em Milão. A chamada "curva de Agnesi" leva seu nome devido a seu trabalho de geometria analítica e cálculo.

Seu trabalho mais consagrado, a "curva de Agnesi", no entanto, lhe rendeu o apelido de bruxa devido a um erro de tradução. É que John Colson, professor de matemática de Cambridge e responsável por traduzir a obra de Agnesi para o inglês, leu "l'avversiera di Agnesi" ("Bruxa de Agnesi"), em vez de "la versiera di Agnesi", que seria a curva de Agnesi. Ela acabou sendo chamada de bruxa por causa disso.

Mas não foi somente no campo da matemática em que Agnesi brilhou - ela também trabalhou como filósofa, linguista e teóloga. Desde muito cedo foi considerada um prodígio: falava francês e italiano aos cinco anos de idade. Aos 13 anos de idade já havia adquirido fluência no grego, hebraico, espanhol, alemão e latim, sendo considerada uma verdadeira poliglota. Sempre educou seus irmãos mais novos. Quando tinha nove anos de idade traduziu um discurso para o latim para um encontro acadêmico. O tema era o direito das mulheres de receber educação.

Esta é a terceira homenagem seguida da ferramenta de busca a uma mulher, após o doodle de Dorothy Hodgkin e de Audrey Hepburn.

Acompanhe tudo sobre:DoodleEmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaGoogleINFOLogotiposTecnologia da informação

Mais de Tecnologia

Canadá ordena fechamento do escritório do TikTok, mas mantém app acessível

50 vezes Musk: bilionário pensou em pagar US$ 5 bilhões para Trump não concorrer

Bancada do Bitcoin: setor cripto doa US$135 mi e elege 253 candidatos pró-cripto nos EUA

Waze enfrenta problemas para usuários nesta quarta-feira, com mudança automática de idioma