Tecnologia

Dólar alto eleva preço de TVs

São Paulo - A alta do dólar já pode estar começando a afetar os preços de alguns eletroeletrônicos que utilizam componentes importados. Dados da Fundação Instituto...

tv samsung (Flickr/samsungtomorrow)

tv samsung (Flickr/samsungtomorrow)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de setembro de 2013 às 13h27.

São Paulo - A alta do dólar já pode estar começando a afetar os preços de alguns eletroeletrônicos que utilizam componentes importados. Dados da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), responsável pelo Índice de Preços ao Consumidor (IPC), mostram que o valor do televisor em São Paulo, por exemplo, subiu 2,20% em julho.

O item tinha registrado queda no fim de junho, de 0,15%. Depois disso, passou a subir. Na primeira leitura de julho, subiu 1,19%; na segunda, 1,06%; e na terceira, 1,85%.

O dólar sobe há três meses consecutivos. Só em julho, a moeda norte-americana acumulou ganho de 2,11% e começou agosto em alta. No primeiro dia do mês, ultrapassou a marca de R$ 2,30 pela primeira vez desde março de 2009.

Apesar de ponderar que é difícil mensurar os efeitos do câmbio nos produtos, o economista e coordenador do IPC, Rafael Costa Lima, acredita que isto já pode estar acontecendo porque o setor de eletroeletrônicos importa vários componentes. Segundo ele, os sinais da depreciação cambial tendem a ficar mais evidentes nas próximas leituras do IPC.

No acompanhamento de preços da Fundação Getúlio Vargas (FGV), o aparelho de TV também subiu em julho. O Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) mostrou um avanço de 1,22% para estes itens.

Acompanhe tudo sobre:CâmbioDólarINFOMoedasTelevisãoTV

Mais de Tecnologia

Como prever o consumo? A resposta será revelada no Scanntech (In) Motion 2025

Quer proteger seus dados no iPhone? Confira três dicas de segurança

China acusa EUA de realizar mais de 600 ataques cibernéticos com apoio de aliados

Meta oferece R$ 1,4 bilhão para recrutar jovem de 24 anos em guerra por superinteligência