EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h27.
Por fora, um celular inofensivo para crianças e adolescentes. Por trás, um complexo serviço de localização global. Essa é a nova aposta da Walt Disney Co, que em parceria com a operadora americana Sprint Nextel, irá lançar um serviço que permite aos pais não apenas localizar seus filhos, como também fiscalizar suas ligações.
De acordo com o jornal The Wall Street Journal, o rastreamento será simples, podendo ser feito pelos próprios pais, via internet ou por outro celular Disney Mobile. Os novos aparelhos também terão benefícios para os filhos, como câmera e conteúdo exclusivo para o público infanto-juvenil.
A princípio, o objetivo da Disney é conquistar o público de 10 a 15 anos, mas nada impede que crianças ainda mais novas adotem a novidade. "Cabe aos parentes decidir", disse o presidente da unidade de internet da Walt Disney, Steve Wadsworth, ao jornal americano. O serviço de localização deve ser lançado em junho, com duas opções de aparelho: um da Pantech a 59,99 dólares e outro mais sofisticado, da LG, por 109,99 dólares.
Os aparelhos nada têm de infantis. "Os pais que esperarem um celular nos moldes de Mickey Mouse irão se desapontar", diz o jornal. Isso porque, segundo a Disney, pesquisas mostram que as crianças querem celulares de adulto, em vez de algo específico para elas.
Esse é mais um movimento da Disney em direção ao mercado sem fio. Em fevereiro, a empresa lançou o Mobile ESPN, dedicado aos fãs do esporte.