Tecnologia

Diretor do Google faz defesa da liberdade de expressão

Para Fabio Coelho, que foi preso, a empresa não terá outra escolha senão bloquear os vídeos no YouTube que foram considerados ofensivos no processo

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de outubro de 2012 às 19h51.

São Paulo - O diretor-geral do Google Brasil, Fabio Coelho, preso na última quarta-feira (26) pela Polícia Federal em São Paulo, divulgou nesta quinta-feira (27) uma nota na qual defende a liberdade de expressão e diz que, diante da decisão da Justiça Eleitoral, a empresa não terá outra escolha senão bloquear os vídeos no YouTube - site de conteúdo audiovisual do grupo - que foram considerados ofensivos contra o candidato do PP à Prefeitura de Campo Grande (MS), Alcides Bernal.

"Estamos profundamente desapontados por não termos tido a oportunidade de debater plenamente na Justiça Eleitoral nossos argumentos de que tais vídeos eram manifestações legítimas da liberdade de expressão e deveriam continuar disponíveis no Brasil", diz o texto.

Segundo a nota, é normal a empresa receber, durante o período eleitoral, diversas ordens judiciais para remoção de vídeos que criticam candidatos que concorrem a cargos eletivos e que a postura do Google é revisar essas ordens e recorrer nos casos que julga estar incorretos.

Citando o Artigo 19 da Declaração Universal dos Direitos Humanos da ONU, que afirma que "todo ser humano tem direito à liberdade de opinião e expressão", o texto diz que o Google continuará sua "campanha global pela liberdade de expressão". E justifica: "Não apenas porque essa é uma premissa das sociedades livres, mas também porque mais informação geralmente significa mais escolhas, mais poder, melhores oportunidades econômicas e mais liberdade para as pessoas".

Especialistas ouvidos pelo jornal O Estado de S. Paulo advertem que, embora o debate em prol da liberdade de expressão seja importante, o mais adequado é cumprir a decisão para depois contestá-la no próprio âmbito do Judiciário. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasPolítica no BrasilEmpresas de internetEmpresas americanasempresas-de-tecnologiaGoogleTecnologia da informaçãoYouTubeVídeosJustiçaPrisõesEleiçõesEleições 2012

Mais de Tecnologia

Como escolher uma TV de 65 polegadas ou maior na Black Friday

5 geladeiras Frost Free para ficar de olho na Black Friday 2025

Para esta gigante de IA, jovens do ensino médio são melhores funcionários

IBM revela novos supercomputadores quânticos que prometem mais precisão