Tecnologia

Dilma viajará aos EUA e deve discursar sobre espionagem

Presidente vai a Nova York discursar na Assembleia Geral da ONU

Dilma (Reuters)

Dilma (Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de setembro de 2013 às 06h27.

A presidente Dilma Rousseff viajará no próximo domingo a Nova York para participar da abertura da 68ª Assembleia Geral das Nações Unidas, que acontece na próxima terça-feira (24), informou nesta sexta-feira o Ministério das Relações Exteriores.

Dilma estará em "visita de trabalho" entre os dias 23 e 25 de setembro na cidade, a primeira desde as denúncias de que o governo americano espionou conversas da presidente com seus principais assessores. O escândalo fez com que Dilma suspendesse uma outra viagem oficial aos Estados Unidos, programada para 23 de outubro.

A imprensa antecipou que Dilma deve abordar em seu discurso a questão da espionagem americana contra o governo brasileiro, autoridades e empresas estatais, como a Petrobras.

Além de sua participação na Assembleia Geral da ONU, a presidente terá reuniões com empresários e vai apresentar oportunidades de investimentos no Brasil, em especial nas áreas de infraestrutura e logística.

O ministro das Relações Exteriores, Luiz Alberto Figueiredo, vai acompanhar Dilma e terá uma agenda similar, que inclui encontros bilaterais com outros chanceleres e a participação nas reuniões ministeriais do G4 e dos Brics, bloco integrado por Brasil, Rússia, Índia e China.

Os discursos dos líderes na Assembleia Geral da ONU começam na terça-feira (24). Dilma e Barack Obama serão os primeiros a falar. Desde a primeira sessão, em 1947, o Brasil tradicionalmente inaugura os discursos da Assembleia Geral.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaDados de BrasilEspionagemINFO

Mais de Tecnologia

Escassez de chips de memória deve piorar em 2026, alertam empresas

Uber inicia operação com robotáxis sem motoristas em Abu Dhabi

Drone da Amazon corta fio de internet nos EUA e empresa sofre investigação

Amazon Leo promete superar Starlink em velocidade de internet via satélite