Tecnologia

Dicas para não cair em uma roubada durante a Black Friday

Para evitar cair em roubadas nesse dia e se organizar, INFO preparou algumas dicas essenciais para quem pretende realizar compras durante a Black Friday

Black Friday (Getty Images)

Black Friday (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de novembro de 2013 às 18h52.

Nesta sexta-feira (29) acontece a quarta edição da Black Friday Brasil, ação que reúne por 24 horas ofertas de produtos e serviços com descontos de 120 lojas virtuais. 

Segundo pesquisa do Busca Descontos, portal organizador do evento, 79% dos consumidores pretendem realizar ao menos uma compra na Black Friday desse ano.

[10 dicas de segurança para a Black Friday] 

A previsão do portal Busca Descontos é de que as vendas online na data gerem R$ 340 milhões. Segundo a ClearSale, especializada em soluções para autenticação de vendas no e-commerce, mais de 850 mil pedidos de compra devem ser realizados no dia 29 de novembro. 

[Procon divulga lista de 325 sites não recomendados]

Mas a principal reclamação dos consumidores nas últimas edições do evento esteve relacionada com a maquiagem de preços, que recebeu até o nome de “Black Fraude - tudo pela metade do dobro”. Então, para evitar cair em roubadas nesse dia e se organizar, INFO preparou algumas dicas essenciais para quem pretende realizar compras durante a Black Friday. 

Organize uma lista - Antes de tudo é preciso listar os produtos que deseja, direcionando-se para as lojas certas e evitando comprar coisas desnecessárias. Crie uma lista alternativa também, para caso um dos produtos desejados esteja em falta no dia. Verifique com antecipação as características desses produtos e faça o cadastro nas lojas de comércio eletrônico que pretende realizar a compra, evitando atrasos. 

Compare os preços - Esta talvez seja a dica mais importante para a Black Friday e deve ser checada antes mesmo do início das vendas. Pensando nos problemas gerados com preços maquiados, alguns serviços prepararam ferramentas específicas para esta data. 

O Buscapé criou um portal onde será possível comparar todas as ofertas cadastradas na ação - só serão publicadas promoções de lojistas que tenham mantido regularidade nos preços nos últimos três meses. 

Outros serviços de comparação de preços como o Zoom e o JáCotei também terão ações especiais para a Black Friday, permitindo verificar os históricos e criar gráficos de preços dos produtos nos últimos meses. 

Há também o programa Baixou que monitora as promoções fornecendo os valores de dias atrás do produto para verificar se realmente diminuiu o preço. Além disso, conta com uma extensão para navegadores Baixou Agora, que monitora em tempo real o preço dos produtos.

Algumas lojas de e-commerce também possuem uma ferramenta chamada “Descontômetro”, onde o consumidor conseguirá verificar a variação de preço de determinado produto na própria página da loja. 

Ferramentas oficiais - Além dos serviços de comparação de preços, o Busca Descontos reunirá no site oficial do evento cerca de 6 mil ofertas que estarão em vigor neste dia e que serão verificadas com a ajuda de um software que confirmará a veracidade dos preços. O portal também terá um canal exclusivo em parceria com o Reclame Aqui, para que os consumidores possam apontar eventuais abusos dos varejistas. Segundo a organização, todas as denúncias serão apuradas em tempo real e a oferta pode ser retirada do ar. 

Além disso, uma parceria com a Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico criou um Código de Ética para o Black Friday 2013. As lojas virtuais que aderirem ao texto se comprometem a anunciarem ofertas reais na ação. As ofertas serão identificadas com o selo “Black Friday Legal”, que indica a credibilidade das promoções. Caso a empresa não cumpra com o acordo, a mesma poderá sofrer suspensões. 

A Serasa Experian também disponibilizará seu canal para permitir que os consumidores consultem o CNPJ de determinada empresa para evitar golpes. O serviço “VocêConsulta Empresas” será liberado gratuitamente durante os dias 29 de novembro e 1º de dezembro. 

Faça um cadastro prévio - Uma dica para economizar tempo e garantir alguns descontos extras para a Black Friday é realizar um cadastro prévio nos sites que irão participar e na página do próprio evento também. Muitos irão enviar com antecipação as principais ofertas do dia para seu e-mail, além de oferecerem benefícios exclusivos. 

Faça a pesquisa de comparação de preços e veja quais serviços serão mais vantajosos e antecipe seu cadastro. Sites de compras coletivas como SaveMe e Groupon terão ofertas exclusivas para quem se cadastrar antes e reunirão descontos especiais para o evento. Vale acompanhar também. 

Descontos - Vale lembrar que as lojas que participam da Black Friday não colocam todos seus produtos em promoção. Tenha isso em mente quando acessar a página da loja. Além disso, vale também desconfiar de descontos muito altos (por isso é importante pesquisar com antecedência os valores atuais) e de sites que aceitam apenas pagamentos por meio de boletos bancários ou depósito em conta. Imprima e salve todas as informações da compra, para caso seja necessário fazer uma reclamação. 

Melhores horários para comprar - Os horários entre a 00h e 02h e entre 12h e 14h são os de pico, quando há maior congestionamento na internet e alguns sites podem ficar fora do ar. A vantagem de entrar logo no início do horário é encontrar o produto que se procura - depois os estoques podem se esgotar. Então vale ficar atento aos horários e, com a ajuda da pesquisa prévia, iniciar as compras em sites menos procurados. 

Não se limite às grandes lojas - Grandes lojas certamente vão participar e estão no topo na divulgação do evento, porém, não se limite a elas. Muitas outras lojas virtuais estão preparando descontos excelentes e o melhor a se fazer é pesquisar sobre esses serviços antes. Existem diversos segmentos e produtos espalhados pela internet. Procure bem e caso tenha alguma dúvida utilize as ferramentas citadas anteriormente para verificar a idoneidade das lojas.

5 descontos anunciados por lojas online para a Black Friday

Clique para abrir o link no navegador

Acompanhe tudo sobre:Black Fridaye-commerceINFOInternetLiquidaçõesProcon

Mais de Tecnologia

Gigantes das redes sociais lucram com ampla vigilância dos usuários, aponta FTC

Satélites da SpaceX estão causando interferência nos equipamentos de pesquisadores, diz instituto

Desempenho do iPhone 16 chama atenção e consumidores preferem modelo básico em comparação ao Pro

iPhone 16 chega às lojas – mas os recursos de inteligência artificial da Apple, não