Tecnologia

Dicas para não cair em uma roubada durante a Black Friday

Para evitar cair em roubadas nesse dia e se organizar, INFO preparou algumas dicas essenciais para quem pretende realizar compras durante a Black Friday

Black Friday (Getty Images)

Black Friday (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de novembro de 2013 às 18h52.

Nesta sexta-feira (29) acontece a quarta edição da Black Friday Brasil, ação que reúne por 24 horas ofertas de produtos e serviços com descontos de 120 lojas virtuais. 

Segundo pesquisa do Busca Descontos, portal organizador do evento, 79% dos consumidores pretendem realizar ao menos uma compra na Black Friday desse ano.

[10 dicas de segurança para a Black Friday] 

A previsão do portal Busca Descontos é de que as vendas online na data gerem R$ 340 milhões. Segundo a ClearSale, especializada em soluções para autenticação de vendas no e-commerce, mais de 850 mil pedidos de compra devem ser realizados no dia 29 de novembro. 

[Procon divulga lista de 325 sites não recomendados]

Mas a principal reclamação dos consumidores nas últimas edições do evento esteve relacionada com a maquiagem de preços, que recebeu até o nome de “Black Fraude - tudo pela metade do dobro”. Então, para evitar cair em roubadas nesse dia e se organizar, INFO preparou algumas dicas essenciais para quem pretende realizar compras durante a Black Friday. 

Organize uma lista - Antes de tudo é preciso listar os produtos que deseja, direcionando-se para as lojas certas e evitando comprar coisas desnecessárias. Crie uma lista alternativa também, para caso um dos produtos desejados esteja em falta no dia. Verifique com antecipação as características desses produtos e faça o cadastro nas lojas de comércio eletrônico que pretende realizar a compra, evitando atrasos. 

Compare os preços - Esta talvez seja a dica mais importante para a Black Friday e deve ser checada antes mesmo do início das vendas. Pensando nos problemas gerados com preços maquiados, alguns serviços prepararam ferramentas específicas para esta data. 

O Buscapé criou um portal onde será possível comparar todas as ofertas cadastradas na ação - só serão publicadas promoções de lojistas que tenham mantido regularidade nos preços nos últimos três meses. 

Outros serviços de comparação de preços como o Zoom e o JáCotei também terão ações especiais para a Black Friday, permitindo verificar os históricos e criar gráficos de preços dos produtos nos últimos meses. 

Há também o programa Baixou que monitora as promoções fornecendo os valores de dias atrás do produto para verificar se realmente diminuiu o preço. Além disso, conta com uma extensão para navegadores Baixou Agora, que monitora em tempo real o preço dos produtos.

Algumas lojas de e-commerce também possuem uma ferramenta chamada “Descontômetro”, onde o consumidor conseguirá verificar a variação de preço de determinado produto na própria página da loja. 

Ferramentas oficiais - Além dos serviços de comparação de preços, o Busca Descontos reunirá no site oficial do evento cerca de 6 mil ofertas que estarão em vigor neste dia e que serão verificadas com a ajuda de um software que confirmará a veracidade dos preços. O portal também terá um canal exclusivo em parceria com o Reclame Aqui, para que os consumidores possam apontar eventuais abusos dos varejistas. Segundo a organização, todas as denúncias serão apuradas em tempo real e a oferta pode ser retirada do ar. 

Além disso, uma parceria com a Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico criou um Código de Ética para o Black Friday 2013. As lojas virtuais que aderirem ao texto se comprometem a anunciarem ofertas reais na ação. As ofertas serão identificadas com o selo “Black Friday Legal”, que indica a credibilidade das promoções. Caso a empresa não cumpra com o acordo, a mesma poderá sofrer suspensões. 

A Serasa Experian também disponibilizará seu canal para permitir que os consumidores consultem o CNPJ de determinada empresa para evitar golpes. O serviço “VocêConsulta Empresas” será liberado gratuitamente durante os dias 29 de novembro e 1º de dezembro. 

Faça um cadastro prévio - Uma dica para economizar tempo e garantir alguns descontos extras para a Black Friday é realizar um cadastro prévio nos sites que irão participar e na página do próprio evento também. Muitos irão enviar com antecipação as principais ofertas do dia para seu e-mail, além de oferecerem benefícios exclusivos. 

Faça a pesquisa de comparação de preços e veja quais serviços serão mais vantajosos e antecipe seu cadastro. Sites de compras coletivas como SaveMe e Groupon terão ofertas exclusivas para quem se cadastrar antes e reunirão descontos especiais para o evento. Vale acompanhar também. 

Descontos - Vale lembrar que as lojas que participam da Black Friday não colocam todos seus produtos em promoção. Tenha isso em mente quando acessar a página da loja. Além disso, vale também desconfiar de descontos muito altos (por isso é importante pesquisar com antecedência os valores atuais) e de sites que aceitam apenas pagamentos por meio de boletos bancários ou depósito em conta. Imprima e salve todas as informações da compra, para caso seja necessário fazer uma reclamação. 

Melhores horários para comprar - Os horários entre a 00h e 02h e entre 12h e 14h são os de pico, quando há maior congestionamento na internet e alguns sites podem ficar fora do ar. A vantagem de entrar logo no início do horário é encontrar o produto que se procura - depois os estoques podem se esgotar. Então vale ficar atento aos horários e, com a ajuda da pesquisa prévia, iniciar as compras em sites menos procurados. 

Não se limite às grandes lojas - Grandes lojas certamente vão participar e estão no topo na divulgação do evento, porém, não se limite a elas. Muitas outras lojas virtuais estão preparando descontos excelentes e o melhor a se fazer é pesquisar sobre esses serviços antes. Existem diversos segmentos e produtos espalhados pela internet. Procure bem e caso tenha alguma dúvida utilize as ferramentas citadas anteriormente para verificar a idoneidade das lojas.

5 descontos anunciados por lojas online para a Black Friday

Clique para abrir o link no navegador

Acompanhe tudo sobre:Black Fridaye-commerceINFOInternetLiquidaçõesProcon

Mais de Tecnologia

Adeus, iPhone de botão? WhatsApp vai parar de funcionar em alguns smartphones; veja lista

Galaxy S23 FE: quanto vale a pena na Black Friday?

iPhone 13: quanto vale a pena pagar na Black Friday 2024?

Galaxy A55: quanto vale a pena pagar durante a Black Friday?