Tecnologia

Detectado vazamento em reator nuclear de laboratório belga

Bruxelas - Um vazamento foi detectado na noite de terça-feira no Reator 2 de testes do Centro de Estudo de Energia Nuclear em Mol (nordeste da Bélgica), mas as primeiras...

Fukushima (©afp.com / Georges Gobet)

Fukushima (©afp.com / Georges Gobet)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de setembro de 2013 às 13h26.

Bruxelas - Um vazamento foi detectado na noite de terça-feira no Reator 2 de testes do Centro de Estudo de Energia Nuclear em Mol (nordeste da Bélgica), mas as primeiras análises indicam que não foi radioativo, informou nesta quarta-feira a agência belga de controle nuclear.

"As primeiras análises feitas pelo Centro indicaram que a água que vazou não era radioativa, mas nós vamos fazer testes suplementares durante o dia", afirmou à AFP Céline Faidherbe, porta-voz da agência.

"Trata-se de um incidente sem necessidade de plano de urgência, pois a situação se estabilizou", acrescentou. O reator foi suspenso aguardando uma investigação sobre as origens do incidente.

O anúncio do vazamento foi feito mais cedo pelas autoridades locais de Mol, que tinham indicado que ele tinha sido tapado na manhã de terça-feira.

Segundo um comunicado municipal, o vazamento foi declarado na noite de terça-feira pelo pessoal do Centro, CEN, no circuito secundário do reator BR2, posto em serviço em 1963 e utilizado sobretudo para fins de pesquisa.

Ele foi detectado nas canalizações de água de resfriamento, que escorreu na estrada privada do centro de estudo, que a polícia fechou preventivamente.

O treino de um clube de hóquei situado nas proximidades também foi cancelado.

Ressaltando que a água de resfriamento que vazou não era radioativa, o Centro destacou que não há "risco algum para os ribeirinhos e para o meio ambiente". As causas do vazamento não foi determinada.

Com capacidade de 125 MW, o BR2 é utilizado por cientistas internacionais pra testar materiais nucleares e na produção de rádio-isótopos para a medicina nuclear. O reator funciona movido a urânio altamente enriquecido com água sob pressão.

Acompanhe tudo sobre:BélgicaEnergiaEnergia nuclearEuropaINFOInfraestruturaPaíses ricosUsinas nucleares

Mais de Tecnologia

Quem é Ross Ulbrich? Fundador de marketplace de drogas recebeu perdão de Trump

Microsoft investe em créditos de carbono no Brasil

Apple está perto de conseguir um acordo para liberar as vendas do iPhone 16 na Indonésia

Musk, MrBeast ou Larry Ellison: quem vai levar o TikTok?