Esta ilustração da loja Expansys mostra um Galaxy S IV maior que os modelos anteriores da linha Galaxy (Expansys)
Maurício Grego
Publicado em 6 de março de 2013 às 17h39.
São Paulo — Alguém parece ter rodado um aplicativo de teste, o AnTuTu, no Galaxy S IV. E os resultados do teste foram parar nos servidores da empresa que criou o app. Eles revelam detalhes técnicos sobre o smartphone mais avançado da Samsung, que a empresa deve apresentar no próximo dia 14 em Nova York.
Se os dados da AnTuTu estiverem corretos, o Galaxy S IV trará um novo e poderoso processador Exynos 5 Octa, fabricado pela própria Samsung, como divulgou o site Androidiani. Esse chip terá oito núcleos de processamento, ou seja, vai funcionar como se fossem oito processadores trabalhando em paralelo.
Os dados gerados pelo teste também apontam que o Galaxy S IV tem uma enorme (para um smartphone) tela de 4,99 polegadas com resolução full HD. Ele virá com a versão mais recente do sistema Android, a 4.2 ou Jelly Bean. A câmera principal será de 13 megapixels e, a frontal, de 2,1 megapixels. Essas informações estão em concordância com rumores que haviam circulado antes, mas não há garantia de que estejam corretas.
As características podem variar conforme o país em que o aparelho é vendido. É comum os fabricantes criarem diversas versões de seus smartphones para adequá-los às redes celulares de cada área. É até possível que o Galaxy S IV tenha uma versão com um processador diferente para venda em alguns países.
Ontem, surgiu a notícia de que um dos destaques do Galaxy S IV terá um sistema de rastreamento do olhar do dono que vem sendo chamado de Eye Scroll. Ele vai usar a câmera frontal para determinar a posição dos olhos da pessoa e, com base nisso, rolar automaticamente as páginas na tela. É possível que seja verdade mas, como tudo mais sobre o Galaxy S IV, é informação não oficial.
Já o design do Galaxy S IV permanece um mistério. A imagem que está no início deste texto chegou a ser divulgada na web como sendo do aparelho real. E quem a publicou foi o tuiteiro @Evleaks, que tem certa credibilidade por ter divulgado muitas fotos e informações vazadas de smartphones e tablets no passado.
Depois, descobriu-se que aquela é só uma ilustração feita pela loja de eletrônicos Expansys. @Evleaks, então, removeu as imagens de sua conta no Twitter. A própria Samsung tem se esforçado para aumentar a expectativa. A empresa até criou um vídeo em que o tema é o segredo em torno do novo smartphone.