Tecnologia

Designers defendem Apple em disputa de patentes com Samsung

Diferente de uma série de empresas que saíram em defesa da Samsung, mais de 100 designers e educadores assinaram um novo documento judicial apoiando a Apple


	Disputa: diferente de uma série de empresas que saíram em defesa da Samsung, mais de 100 designers e educadores assinaram um novo documento judicial apoiando a Apple
 (Dado Ruvic/Reuters)

Disputa: diferente de uma série de empresas que saíram em defesa da Samsung, mais de 100 designers e educadores assinaram um novo documento judicial apoiando a Apple (Dado Ruvic/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de agosto de 2016 às 14h19.

Nova York - A Apple mereceu as centenas de milhões de dólares em danos pagos pela Samsung Electronics por violar designs patenteados do iPhone, porque a aparência distintiva do produto leva as pessoas a comprá-lo, afirmou um grupo de profissionais da indústria de design à Suprema Corte dos Estados Unidos nesta quinta-feira.

Diferente de uma série de empresas do Vale do Silício que saíram em defesa da Samsung, mais de 100 designers e educadores assinaram um novo documento judicial apoiando a Apple.

Entre eles estão nomes famosos da indústria da moda, como Calvin Klein, Paul Smith e Alexander Wang, além do diretor de design industrial na Parsons School of Design, o diretor de design da Bentley Motors e Tony Chambers, o editor-chefe da revista Wallpaper.

A Samsung entrou com um recurso na Suprema Corte sobre parte do pagamento de 548 milhões de dólares feito à Apple em dezembro passado relacionado a um veredito do júri de 2012.

A Samsung diz que parcela de 399 milhões desse montante, fixado por copiar o design do iPhone, é excessiva, acrescentando que certos fatores contribuíram apenas marginalmente para um produto complexo.

A Apple abriu o processo em 2011, alegando que a empresa de eletrônicos sul-coreana roubou sua tecnologia e a aparência do iPhone.

Em maio passado, o Tribunal de Apelação dos EUA para o Circuito Federal em Washington confirmou o veredito de 2012 de violação de patente, mas anulou a responsabilidade da Samsung por violação de marca.

Os designers que apoiam a Apple disseram nesta quinta-feira que, na mente dos consumidores, a "aparência do produto passa a representar recursos, funções e experiência total do usuário".

Roubar um projeto pode levar a perda de vendas, e a Apple merece ser compensada por isso com lucros totais do infrator, disseram.

Acompanhe tudo sobre:AppleCelularesEmpresasEmpresas americanasEmpresas coreanasempresas-de-tecnologiaIndústria eletroeletrônicaiPhoneSamsungSmartphonesTecnologia da informação

Mais de Tecnologia

Apple deve lançar nova Siri similar ao ChatGPT em 2026, diz Bloomberg

Instagram lança ferramenta para redefinir algoritmo de preferências dos usuários

Black Friday: 5 sites para comparar os melhores preços

China acelera integração entre 5G e internet industrial com projeto pioneiro