Tecnologia

Desenvolvedores desprezam Blackberry e Windows Phone

Uma pesquisa aponta que as empresas que criam aplicativos para celulares têm seu foco no Android e no iOS, da Apple, e investem pouco no Blackberry e no Windows Phone

Blackberry PlayBook, da RIM: a plataforma desperta pouco interesse nos desenvolvedores (Divulgação)

Blackberry PlayBook, da RIM: a plataforma desperta pouco interesse nos desenvolvedores (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de abril de 2011 às 11h02.

São Paulo - Uma pesquisa feita pela IDC, entre 11 e 13 de abril, com mais de 2,7 mil desenvolvedores que utilizam a ferramenta de desenvolvimento Appcelerator em todo o mundo, revelou aspectos importantes do interesse pelos diferentes sistemas operacionais. As plataformas da Apple e do Google concentram o interesse desses desenvolvedores. Os entrevistados não apostam que a Microsoft e a RIM, fabricante do Blackberry, sejam páreo para elas.

Segundo a pesquisa, 62% dos desenvolvedores acreditam ser impossível que a Microsoft ou a RIM cheguem ao segundo lugar entre os sistemas operacionais. E mais: 46% dos desenvolvedores têm seu tempo tomado pelos sistemas operacionais iOS e Android e simplesmente não estão criando nada para Windows Phone 7 (WP7).

A atitude dos desenvolvedores consultados vai contra as projeções de empresas como o Gartner Group, que prevê que o Windows Phone será o segundo sistema operacional de smartphones mais usado no mundo em 2015, atrás, apenas, do Android. Além disso, a pesquisa da IDC deve ser vista com cautela, já que o Appcelerator tem seu foco nas plataformas iOS e Android. Essa ferramenta não cria aplicativos para o Windows Phone e só recentemente passou a suportar o Blackberry OS.

Apple x Google

Para os desenvolvedores consultados, o iOS, da Apple, continua sendo a mais cobiçada das plataformas. 91% dizem estar "muito interessados" na criação de aplicativos para o iPhone e 86% afirmam ter muito interesse em desenvolver para o iPad.

De maneira geral, a euforia dos desenvolvedores com os outros sistemas operacionais diminuiu desde a pesquisa anterior, realizada em janeiro. O interesse em desenvolver aplicativos para telefones Android caiu dois pontos percentuais no período, para 85%. Já a intenção de criar programas para tablets com o sistema operacional do Google diminuiu três pontos percentuais, para 71%.

Essas quedas são significativas, uma vez que revertem, pela primeira vez, a tendência de forte crescimento no nível de interesse pelo Android durante as pesquisas realizadas no último ano pela IDC. O cenário reflete o desapontamento dos desenvolvedores com o fraco desempenho das vendas das tablets com Android e a fragmentação do sistema operacional.

O Windows Phone 7, por sua vez, superou o Blackberry, da RIM. Ele é, agora, o terceiro sistema operacional entre as preferências dos desenvolvedores. Mas isso só aconteceu porque o interesse pelo Blackberry se reduziu mais do que a atração pela plataforma da Microsoft. Elas tiveram quedas de 11 pontos percentuais e 7 pontos percentuais, respectivamente. Apenas 29% dos desenvolvedores mostraram interesse pelo Windows Phone 7; e, 27%, pelo Blackberry.

Acompanhe tudo sobre:AndroidAppleCelularesGoogleIndústria eletroeletrônicaiPadiPhoneMicrosoftSmartphonesSoftwareTabletsWindows

Mais de Tecnologia

Intel descarta venda de participação na Mobileye e ações da empresa disparam

YouTube expande anúncios em vídeos pausados para todos os anunciantes

Kremlin volta a usar YouTube, enquanto restringe o acesso de russos à plataforma

Netflix atinge 94 bilhões de horas assistidas no primeiro semestre de 2024, afirma CEO