Tecnologia

Desenvolvedor terceiriza trabalho para ver gatos no YouTube

O trabalhador chinês tinha acesso aos dados do computador de Bob porque recebeu o certificado digital pelo correio


	Gato: empresa, com sede nos Estados Unidos, desconfiou da ação e fez uma auditoria nas conexões VPN
 (Getty Images)

Gato: empresa, com sede nos Estados Unidos, desconfiou da ação e fez uma auditoria nas conexões VPN (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de fevereiro de 2013 às 19h02.

São Paulo - Um desenvolvedor apelidado de Bob, que trabalhava para uma empresa nos Estados Unidos, terceirizou o seu trabalho em parceria com um escritório chinês com o objetivo de aproveitar o horário de expediente para ver vídeos de gatos, conversar com os amigos no Facebook e fazer compras no eBay.

O funcionário criou uma conexão VPN entre o escritório nos Estados Unido e a cidade de Shenyang, no nordeste da China. O trabalhador chinês tinha acesso aos dados do computador de Bob porque recebeu o certificado digital pelo correio, usado para autenticar a credencial na rede corporativa americana.

A empresa, com sede nos Estados Unidos, desconfiou da ação e fez uma auditoria nas conexões VPN. O funcionário permaneceu na corporação, especializada em infraestrutura, durante todo o tempo que a conexão com a China estava ativa.

A Verizon, responsável por avaliar a segurança da empresa americana, inicialmente suspeitou de um malware na rede. Ao analisar os relatórios, foi possível checar que a conexão era feita diariamente nos últimos seis meses.

O nome do colaborador foi mantido em segredo. A Verizon disse apenas que o funcionário aparenta ter cerca de 40 anos, conhece as linguagens C, C++, Perl, Java, Ruby, PHP, Python, entre outras tecnologias. O trabalhador é calmo, inofensivo e parece ser um “homem de família. Ninguém olharia duas vezes no elevador”.

A Verizon fez uma cópia dos dados do computador de Bob e verificou que ele guardava arquivos no formato PDF com contratos de terceirização. O trabalhador pagava menos de um quinto do salário para a empresa chinesa.

A auditoria aproveitou o caso para avaliar o perfil do funcionário no departamento de recursos humanos. Bob recebeu bons comentários pelo seu código organizado e limpo, além de elogios pela agilidade em entregar os trabalhos. O colaborador recebeu também o título de melhor funcionário mais de uma vez.

Veja abaixo a rotina de trabalho divulgada no relatório de segurança da Verizon:

Horário de trabalho de Bob: das 9h às 17h.  
9h Bob chega ao trabalho e abre diariamente o site Reddit. Além disso, assiste aos vídeos de gatos divulgados na internet.
11h30 horário reservado para o almoço
13h compras no eBay.
14h hora de atualizar as redes sociais Facebook e LinkedIn
16h30 envio de relatório diário para o chefe
17h Bob vai para casa
Acompanhe tudo sobre:Gatosgestao-de-negociosInternetRedes sociaisTerceirização

Mais de Tecnologia

Quer proteger seus dados no iPhone? Confira três dicas de segurança

China acusa EUA de realizar mais de 600 ataques cibernéticos com apoio de aliados

Meta oferece R$ 1,4 bilhão para recrutar jovem de 24 anos em guerra por superinteligência

Qual será a potência do PlayStation 6? Rumor indica a escolha feita pela Sony