Tecnologia

Descrito como antivírus, app para Android roubava dados dos usuários

Malware chamado de Defensor ID foi retirado da Play Store no dia 19 de maio

Vírus: aplicativo Defensor ID era um malware disfarçado (Reprodução/Reprodução)

Vírus: aplicativo Defensor ID era um malware disfarçado (Reprodução/Reprodução)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de maio de 2020 às 04h50.

A empresa de segurança virtual Eset identificou um malware que estava disfarçado de antivírus e disponibilizado para download na Play Store, a loja de aplicativos para Android. Chamado de Defensor ID, o programa era na verdade um trojan bancário capaz de roubar informações pessoais armazenadas nos smartphones de quem instalava o app.

O aplicativo esteve disponível na loja de apps desde o dia 3 de fevereiro e era descrito como um programa de segurança semelhante a um antivírus. Ele foi identificado como uma ameaça pelo Google e acabou sendo removido da plataforma de aplicativos pela companhia no dia 19 de maio.

De acordo com a Eset, o aplicativo passava a funcionar como um trojan a partir do momento em que o usuário concordava em permitir que o programa acessasse configurações de acessibilidade e dados do sistema do dispositivo para capturar informações digitadas na tela do aparelho.

Aos usuários que baixaram o aplicativo, a recomendação é eliminar qualquer vestígio do programa no smartphone e usar um antivírus adequado para fazer uma varredura por eventuais arquivos maliciosos na memória do aparelho. Também vale trocar as senhas e utilizar um mecanismo de autenticação em dois fatores para e-mails, redes sociais e serviços bancários.

Acompanhe tudo sobre:AndroidMalware

Mais de Tecnologia

Escassez de chips de memória deve piorar em 2026, alertam empresas

Uber inicia operação com robotáxis sem motoristas em Abu Dhabi

Drone da Amazon corta fio de internet nos EUA e empresa sofre investigação

Amazon Leo promete superar Starlink em velocidade de internet via satélite