Tecnologia

iPad começa a invadir empresas na Ásia

Organizadores de casamentos, hotéis de luxo e companhias de aviação já começaram a adotar o tablet

O iPad, lançado em abril deste ano, está ganhando espaço entre as empresas asiáticas.

O iPad, lançado em abril deste ano, está ganhando espaço entre as empresas asiáticas.

DR

Da Redação

Publicado em 19 de novembro de 2010 às 18h14.

Seul - O iPad, da Apple, inicialmente visto como ferramenta para diversão pessoal na Web, está rapidamente ganhando espaço em empresas asiáticas, à medida em que organizadores de casamentos, hotéis de luxo e companhias de aviação passam a adotar o computador tablet.

A Apple vendeu mais de 2 milhões de iPads desde que o aparelho estreou nos Estados Unidos, em abril. A empresa teve de adiar o lançamento internacional do produto devido à dificuldade em atender a demanda pelo produto, que foi bem recebido para acesso a vídeos e jogos, leitura de livros eletrônicos e navegação na Web.

"A forte adoção na Ásia significa que o iPad pode se tornar outra fonte significativa de receita para a Apple, e não só na Ásia, já que a diversidade de aplicativos de que o iPad dispõe tornaria possível a empresas oferecer experiências personalizadas a seus clientes," disse Lee Chae-gi, diretor de pesquisa do Gartner, em Seul.

Cerca de 60 por cento da receita da Apple é proveniente de fora dos Estados Unidos. A companhia conta com uma base de adeptos que já possui iPods, iPhones e computadores Mac, para agora adicionar o iPad às coleções, enquanto rivais preparam o lançamento de tablets concorrentes.

A Novarese, companhia japonesa de serviços para casamentos, adotou o iPad para ajudar clientes a escolher vestidos de noiva em sua principal loja, no distrito comercial de Ginza, em Tóquio, e planeja adotar o equipamento em sete outras lojas e em seus salões de festas.

A empresa utiliza o iPad para mostrar aos clientes vídeos com modelos usando os vestidos, facilitando a visualização de detalhes.

"No passado consideramos a possibilidade de mostrar os vídeos às clientes em laptops, mas eles são pesados. O iPad atende perfeitamente a nossa demanda," disse Kazuka Nohara, porta-voz da companhia. "Também descobrimos algo de inesperado: os noivos agora estão participando mais ativamente da escolha dos vestidos de casamento."

Já a rede de hotéis InterContinental está equipando suas recepções em cidades como Hong Kong, Londres e Nova York com iPads, para que os hóspedes tenham acesso a recomendações de restaurantes e espetáculos, e a vídeos sobre atrações locais.

Leia mais notícias sobre o iPad

Acompanhe tudo sobre:AppleÁsiaComércioEmpresasEmpresas americanasempresas-de-tecnologiaiPadiPhoneTabletsTecnologia da informaçãoVarejoVendas

Mais de Tecnologia

Intel descarta venda de participação na Mobileye e ações da empresa disparam

YouTube expande anúncios em vídeos pausados para todos os anunciantes

Kremlin volta a usar YouTube, enquanto restringe o acesso de russos à plataforma

Netflix atinge 94 bilhões de horas assistidas no primeiro semestre de 2024, afirma CEO