Tecnologia

Depois da internet, capital de risco dos EUA busca novas áreas e cresce

Neste ano, investimentos devem atingir 5,8 bilhões de dólares nos EUA, 11% mais que em 2003

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h31.

Quatro anos após o estouro da bolha da internet, o mercado de capital de risco começa a dar sinais de retomada. No segundo trimestre, os investimentos cresceram 22% sobre o mesmo período do ano passado, atingindo 5,8 bilhões de dólares, contra 4,7 bilhões nos Estados Unidos (leia também reportagem de EXAME sobre capital de risco). Segundo analistas, os investimentos de risco devem aumentar 11% neste ano, passando de 18 bilhões de reais, em 2003, para 20 bilhões. Dois motivos explicam a expansão. O primeiro é o próprio aquecimento da economia americana, que fomenta a abertura de novos negócios. O segundo é o redirecionamento do capital de risco da internet para outras áreas, como o setor de saúde e equipamentos médicos.

Quando se considera a fase do empreendimento em que os investidores aplicam seu capital de risco (abertura, desenvolvimento inicial, expansão de empresa consolidada, etc), o interesse recai sobre empresas recém-inauguradas ou em fase de abertura, conforme pesquisa da consultoria Venture Economics citada pelo jornal americano The New York Times. No segundo trimestre, 231 companhias em fase de abertura receberam investimentos de risco. Em igual período do ano passado, o número foi de 207. Segundo a pesquisa, esse grupo representou 30% do total de investimentos de risco realizados no período a maior taxa dos últimos três anos.

Em relação ao tipo de negócio que está atraindo os investidores, o maior destaque é o conjunto de empreendimentos voltados às ciências da vida, como biotecnologia, saúde e equipamentos médicos. Juntas, essas empresas responderam por 25% do capital de risco desembolsado entre abril e junho, conforme levantamento da Pricewaterhousecoopers, também citado pelo New York Times.

Apesar da elevação dos desembolsos de risco, os analistas são unânimes em afirmar que o mercado não voltará mais aos patamares de 1999, auge da expansão da bolha da internet. Naquele ano, os EUA movimentaram 108 bilhões em capital de risco.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Tecnologia

O Vale entre Trump e Kamala: pleito coloca setor de tecnologia em lados opostos das eleições nos EUA

China inova com o lançamento do primeiro robô humanoide ultraleve, o Konka-1

Xiaomi investirá US$ 3,3 bi em P&D em 2024 e mira US$ 4,2 bi em 2025

China lança padrão internacional de dados de células-tronco para acelerar pesquisa