Dell (Getty Images)
Da Redação
Publicado em 18 de setembro de 2013 às 09h15.
Michael Dell venceu a disputa para fechar o capital e retomar o controle da empresa que fundou. A Dell voltará a ser uma empresa privada, num negócio de 25 bilhões de dólares, após decisão do conselho de acionistas da companhia, na manhã desta quinta-feira (12).
"Estou feliz com o resultado, e energizado para transformar a Dell em provedora líder de soluções tecnológicas escaláveis, de ponta a ponta", diz Dell em anúncio publicado após a votação.
A compra vem depois que o investidor Carl Icahn desistiu de bloquear a oferta feita pelo fundador, abrindo o caminho para a votação de hoje. A decisão de Icahn colocou fim a uma batalha que ocorria desde março. Desde então, Michael Dell e a empresa de private equity Silver Lake Partners brigaram pelo controle da companhia contra Icahn e a gestora de recursos Southeastern Asset Management.
Michael Dell pretende transformar a Dell longe do escrutínio de investidores de uma fabricante de computadores pessoais em uma fornecedora de serviços de computação. Icahn argumentava que a oferta de Dell desvalorizava as ações da companhia.
O negócio deve ser concluído no segundo trimestre de 2014.
Com informações da Reuters