Tecnologia

Decisão judicial favorece Oracle em disputa com Google

Corte decidiu que a Oracle tem direitos de copyright de partes da programação de linguagem Java, usada para desenhar o Android


	Smartphone Galaxy S5, com o Android: Oracle processou o Google em 2010, alegando que o Google incorporou inapropriadamente partes da linguagem Java no Android
 (Reprodução / Samsung)

Smartphone Galaxy S5, com o Android: Oracle processou o Google em 2010, alegando que o Google incorporou inapropriadamente partes da linguagem Java no Android (Reprodução / Samsung)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de maio de 2014 às 18h51.

San Francisco/Washington - A Oracle venceu um litígio contra o Google nesta sexta-feira, enquanto uma corte de apelações norte-americana decidiu que a Oracle tem direitos de copyright de partes da programação de linguagem Java, que foi usada pelo Google para desenhar o sistema operacional de smartphones Android.

O caso, decidido pela corte de apelações do circuito de Washington, está sendo acompanhado de perto pelo Vale do Silício. Um julgamento que teve depoimentos do presidente-executivo da Oracle, Larry Ellison, e do Google, Larry Page, e as questões legais abordam como as companhias de tecnologia protegem sua propriedade intelectual.

O Android é a plataforma de smartphone mais vendida no mundo. A Oracle processou o Google em 2010, alegando que o Google incorporou inapropriadamente partes da linguagem Java no Android.

A Oracle busca indenização de aproximadamente 1 bilhão de dólares alegando direitos de copyright.

Um juiz federal de San Francisco decidiu que a Oracle não poderia pedir proteção de copyright sobre partes da linguagem Java, mas nesta sexta-feira o painel de três juízes do circuito federal reservou esse direito à empresa.

O advogado da Oracle, Dorian Daley, chamou a decisão de uma "vitória" para uma indústria que "depende da proteção do copyright para impulsionar a inovação".

Já o Google disse que a decisão foi "um precedente perigoso para a ciência computacional e para o desenvolvimento de softwares" que estava considerando suas opções.

Acompanhe tudo sobre:AndroidCopyrightEmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaGoogleOracleProcessos judiciaisTecnologia da informação

Mais de Tecnologia

Spotify vai aumentar preço das assinaturas a partir de junho, diz jornal

Como antecipado pela EXAME, Apple amplia produção de iPhones no Brasil

Apple vai deslocar produção da maioria dos iPhones vendidos nos EUA para Índia até fim de 2026

Uber e Volkswagen vão lançar robotáxis que dispensam motoristas