Tecnologia

De Volta Para o Futuro? Startup cria anúncios holográficos

Empresa quer substituir os painéis publicitário por algo mais tecnológico

De Volta Para o Futuro II: personagem leva susto com tubarão holográfico (Reprodução/De Volta Para o Futuro II)

De Volta Para o Futuro II: personagem leva susto com tubarão holográfico (Reprodução/De Volta Para o Futuro II)

Lucas Agrela

Lucas Agrela

Publicado em 21 de outubro de 2015 às 10h18.

São Paulo – Uma startup de Taiwan está trabalhando para tornar realidade os anúncios holográficos, como o falso tubarão visto em De Volta Para o Futuro Parte II (1989) que quase mata Marty McFly de susto. 

Inspirados no filme e em um brinquedo vendido na Amazon, os integrantes da Theia querem substituir os tradicionais painéis publicitários por algo mais tecnológico.

A visão da empresa é bem ao estilo do anúncio do filme Tubarão 19 (Jaws 19) que vimos na obra dirigida por Robert Zemeckis. 

A empresa promete um produto funcional semelhante e comercialmente viável dentro de dois ou três meses. Veja o que a companhia espera concretizar no vídeo de divulgação abaixo.

yt thumbnail

Mas, por enquanto, o que já foi revelado se parece mais com a técnica usada para criar imagens tridimensionais em um smartphone. Confira.

yt thumbnail

Em breve, a empresa vai começar a demonstração usando imagens tridimensionais de personagens como a Princesa Leia, Homem de Ferro e a princesa Elsa (Frozen).

Apesar da holografia já ter sido usada até mesmo em shows póstumos de Renato Russo, o que existe atualmente não pode ser tocado como a tecnologia da Theia promete. Usando técnicas de reconhecimento gestual, a companhia planeja anúncios que podem ser manipulados pelos consumidores em potencial de diversas maneiras. Mas isso ainda está em fase de desenvolvimento.

Trixel

A Theia não é a única tentando recriar o futuro fantasioso de De Volta Para o Futuro. Engenheiros da Universidade de Viena anunciaram, no ano passado, a criação do trixel, que se trata de um pixel tridimensional para a criação de imagens 3D.

Trixel: pixel tridimensional que gera hologramas (Divulgação/Trilite)

A equipe ainda trabalha no desenvolvimento dessa tecnologia, mas os pesquisadores acreditam que poderão fazer projeções como a vista no filme de 1989 em um futuro próximo.

O trixel existe graças a uma combinação de microespelhos móveis que projetam imagens em diferentes direções. O protótipo já é colorido e usa feixes de laser para enviar imagens para aos olhos direito e esquerdo dos seres humanos, gerando o efeito tridimensional por meio de um sistema microeletromecânico.

Moeda: Imagem tridimensional gerada pelo trixel (Divulgação/Trilite)

Os engenheiros comercializarão a tecnologia do trixel por meio da empresa que fundaram, chamada Trilite Technologies.

Acompanhe tudo sobre:Anúncios publicitáriosArteÁsiaCinemaEntretenimentoTaiwan

Mais de Tecnologia

Estúdio processa Elon Musk por uso de imagens de “Blade Runner” em evento da Tesla

CEO da AWS, da Amazon, sugere demissão para quem discordar de retorno presencial

Por que a Anvisa proibiu o "chip da beleza"?

Voo barato? Atualização do Google Flights promete passagens com preços ainda mais baixos