Tecnologia

Curitiba usará impressão digital nas eleições de 2012

Eleitores terão que se recadastrar no TRE e, quem não o fizer, terá o título cancelado

Urna eletrônica: TRE acredita que sistema biométrico não dá margem para fraudes (ARQUIVO/AGÊNCIA BRASIL)

Urna eletrônica: TRE acredita que sistema biométrico não dá margem para fraudes (ARQUIVO/AGÊNCIA BRASIL)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de março de 2011 às 14h17.

Curitiba – Os eleitores de Curitiba, que somam 1,25 milhão, serão identificados por meio de impressão digital nas eleições municipais de 2012. Eles terão que se recadastrar na sede do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Paraná no período de 29 de março a 20 de janeiro de 2012. “Quem não se recadastrar terá o título cancelado e não poderá votar”, disse o diretor-geral do TRE, Ivan Gradowiski.

A partir da próxima terça-feira (29), estarão abertos no TRE 150 guichês que possibilitarão o atendimento a uma média de 5 mil pessoas por dia. Nesta primeira fase, que termina no fim de abril, deverão se recadastrar as pessoas que nasceram em janeiro. Para os nascidos em fevereiro ou março, o recadastramento deve ser feito em maio. Quem faz aniversário em abril ou maio deve procurar a Justiça Eleitoral em junho. Em julho, será a vez dos nascidos em junho e julho. A partir daí, vale o mês de nascimento.

Para Ivan Gradowiski , o sistema biométrico é mais seguro. “Não há possibilidade de ocorrerem fraudes. Ninguém pode votar por outra pessoa”, ressalta.

Quem não se recadastrar e tiver o título cancelado poderá sofrer penalidades como ficar impossibilitado de tirar passaporte, fazer matrícula em curso superior e no caso de servidores públicos, terão o salário suspenso.

Acompanhe tudo sobre:EleiçõesParaná

Mais de Tecnologia

Intel descarta venda de participação na Mobileye e ações da empresa disparam

YouTube expande anúncios em vídeos pausados para todos os anunciantes

Kremlin volta a usar YouTube, enquanto restringe o acesso de russos à plataforma

Netflix atinge 94 bilhões de horas assistidas no primeiro semestre de 2024, afirma CEO