Tecnologia

Criador explica boato de Selton Mello em Game of Thrones

Felipe Venetiglio usou seus canais pessoais no Facebook e Twitter para começar a espalhar a história, até que ela começou a correr sozinha

Até grandes portais de notícia caíram na pegadinha (Divulgação/Divulgação)

Até grandes portais de notícia caíram na pegadinha (Divulgação/Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de junho de 2014 às 21h44.

São Paulo - Talvez você tenha lido nos últimos dias a notícia de que o ator brasileiro Selton Mello faria parte do elenco de Game of Thrones. A notícia era falsa, como a INFO já havia explicado. Agora, o criador do boato veio a público explicar como provocou o efeito viral em torno de sua mentira.

Felipe Venetiglio usou o serviço Shrturl, que permite a alteração do conteúdo de uma página verdadeira, gerando uma réplica idêntica. Atento ao fato de que nem sempre as pessoas sabem o que compartilham, aproveitou-se do frenesi em torno da série da HBO, e cuidou para não plantar uma notícia absurda demais, ainda que extremamente suculenta: Selton Mello em Game of Thrones.

No texto Anatomia de um Hoax, ele dá detalhes do processo de viralização. Venetiglio usou seus canais pessoais no Facebook e Twitter para começar a espalhar a história, até que ela começou a correr sozinha:

"Fiz um post no Facebook pouco antes das 19h. Meus amigos comentaram. Um ou outro sacou que era pilha, e eu atento apaguei e avisei que eu que tinha feito e queria ver até onde ia. Eles entraram na onda e compartilharam, assim como outros amigos que caíram (mal, galera)."

Perfis populares, como o da Dilma Bolada, publicaram, e aí foi questão de tempo para que grandes portais de notícia caíssem na pegadinha.

Venetiglio dá algumas estatísticas do sucesso do boato:

"Mais de 145 000 acessos na página;
521 tweets com a url;
4.500 tweets com “Selton Mello” nas últimas 24 horas (usei o Topsy);
3717 compartilhamentos no Facebook;
13363 likes no Facebook;"

A lição é velha mas vale cada vez mais: cuidado para não acreditar em tudo que você lê na internet.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaFacebookGame of ThronesInternetRedes sociais

Mais de Tecnologia

Luxshare, importante parceira da Apple, estuda saída parcial da China

Apple transporta 600 toneladas de iPhones da Índia para os EUA para evitar tarifas de Trump

Clone Robotics divulga vídeo de Protoclone, o robô humanoide mais preciso do mundo; veja

Zuckerberg na mira: por que bilionário pode ter que se desfazer de Instagram e WhatsApp