Tecnologia

Criador do sucesso “Flappy Bird” vai tirar jogo do ar

O vietnamita Dong Nguyen anunciou em sua conta no Twitter que não vai manter mais o jogo porque “não aguenta mais”

"Flappy Bird" chegou a render 50 mil dólares por dia em anúncios, devido ao grande sucesso (Reprodução / Google Play)

"Flappy Bird" chegou a render 50 mil dólares por dia em anúncios, devido ao grande sucesso (Reprodução / Google Play)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de fevereiro de 2014 às 14h05.

São Paulo – O grande sucesso do jogo “Flappy Bird” tirou a paz do desenvolvedor vietnamita Dong Nguyen e, agora, ele pretende tirar o aplicativo do ar. O anúncio foi feito em sua conta no Twitter, neste final de semana. Sem dar muitas explicações, Nguyen escreveu: “Desculpem-me usuários do ‘Flappy Bird', daqui a 22 horas, eu vou tirar o ‘Flappy Bird’ do ar. Eu não aguento mais isso”.

Na sequência, o programador ainda esclareceu que a decisão não está ligada a questões legais e que não está disposto a vender o jogo, que ficou entre os mais baixados do Google Play e da App Store. Em entrevista ao site The Verge, ele afirmou que passou a faturar 50 mil dólares por dia com publicidade no produto, mas nem todo esse dinheiro pareceu suficiente.

Apesar de ele não ter sido claro sobre os motivos que o levaram a tomar essa medida, as principais suspeitas giram em torno da insatisfação de Nguyen com o assédio do qual passou a ser alvo, principalmente por parte da imprensa. No dia 4 de fevereiro, ele escreveu em sua conta no microblog que: “as pessoas da imprensa estão superestimando o sucesso de meus jogos. Isso é algo que eu nunca quero. Por favor, dê-me paz”.

No dia 7, ele voltou a se referir aos jornalistas, dizendo “Desculpem-me, pessoas da imprensa. Vocês não são meus jogadores”. Neste sábado, ele ainda afirmou que o “Flappy Bird” é seu sucesso, mas é também algo que arruinou sua vida simples, e, por isso, ele odeia o jogo agora.

Com uma aparência que lembra o design do jogo Mario Bros, o game dá a missão de guiar um pássaro por um caminho repleto de tubos. Para manter o animal no ar, é preciso tocar a tela e o jogo acaba caso o personagem toque qualquer superfície, seja do chão, seja de qualquer cano. Até o fechamento desta matéria, o “Flappy Bird” ainda estava disponível na App Store e no Google Play. 

Acompanhe tudo sobre:AppsBrinquedosEmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetInternetJogos onlineRedes sociaisTwitter

Mais de Tecnologia

Estúdio processa Elon Musk por uso de imagens de “Blade Runner” em evento da Tesla

CEO da AWS, da Amazon, sugere demissão para quem discordar de retorno presencial

Por que a Anvisa proibiu o "chip da beleza"?

Voo barato? Atualização do Google Flights promete passagens com preços ainda mais baixos