O supercomputador Watson: Leslie Valiant, criador do terminal, levou o prêmio Turing (AFP)
Da Redação
Publicado em 10 de março de 2011 às 18h15.
Washington - O prêmio Turing, equivalente ao Nobel para o mundo da informática, foi atribuído este ano a um proferssor da Universidade de Harvard, cujas pesquisas contribuíram para a criação do "supercomputador" que recentemente venceu o programa de televisão Jeopardy!.
Leslie Valiant, professor de informática e matemáticas aplicadas, foi premiado por suas "contribuições à evolução da teoria da informática cognitiva e mais ampliamente à teoria informática", anunciou a 'Association for Computing Machinery' (ACM), uma organização americana que apoia as pesquisas na área.
O prêmio Turing, que tem este nome em homenagem ao matemático britânico Alan M. Turing, está dotado de 250.000 dólares e é patrocinado pelas empresas Intel e Google.
"As descobertas de Leslie Valiant nos últimos 30 anos forneceram uma base teórica para o progresso alcançado na área de inteligência artificial", declarou o presidente da ACM, Alain Chesnais.
"Seu conhecimento profundo de informática, matemáticas e teoria cognitiva, combinado a outras técnicas, permitiram construir formas modernas de aprendizado e comunicação para a máquina, como aconteceu com o supercomputador Watson da IBM", completou Chesnais.
O Watson venceu com facilidade dois campeões do programa de conhecimentos gerais Jeopardy!, demonstrando de maneira expressiva o potencial da inteligência artificial.