Tecnologia

Criador de Drácula é homenageado pelo Google

Doodle do dia comemora os 165 anos do nascimento do escritor irlandês Bram Stoker, criador do temido Conde Drácula

Doodle do dia é homenagem aos 165 anos do nascimento do escritor Bram Stoker, criador do Conde Drácula (Reprodução/Exame.com)

Doodle do dia é homenagem aos 165 anos do nascimento do escritor Bram Stoker, criador do Conde Drácula (Reprodução/Exame.com)

Gabriela Ruic

Gabriela Ruic

Publicado em 8 de novembro de 2012 às 09h27.

São Paulo – Em comemoração aos 165 anos do nascimento do escritor irlandês Abraham Bram Stoker, o Google resolveu transformar o doodle em uma sombria ilustração, que tem como tema os personagens da obra Drácula, a maior obra do romancista.

O livro conta a história a partir do ponto de vista de vários personagens e começa com a chegada do jovem inglês Jonathan Harker ao castelo do Conde Drácula, na Transilvânia. Depois de descrever a maneira como os dois se conheceram e tudo o que se passou no castelo, o livro passa a narrar a viagem de Drácula à Inglaterra e todo o terror que causou pelos lugares por onde passou.

Curiosamente, Stoker nunca visitou o Leste Europeu, mas tomou como base para a produção do romance as informações coletadas em anos de pesquisa sobre folclore europeu e toda a mitologia que envolve a lenda dos vampiros. O livro foi publicado em 1897 e é uma das principais obras dedicadas ao tema.

O livro foi base de dezenas de filmes, livros e peças de teatro. Uma das principais adaptações para o cinema foi feita pelo diretor alemão F.W. Murnau, em 1922. O longa, chamado Nosferatu apresenta personagens e lugares diferentes da obra original por uma questão de direitos autorais. Um exemplo é o próprio Conde Drácula, que, na versão de Murnau chama-se Conde Orlok.

Veja abaixo o trailer da adaptação da obra de Bram Stoker feita pelo alemão F.W. Murnau:

yt thumbnail
Acompanhe tudo sobre:DoodleEmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaEscritoresGoogleLogotiposTecnologia da informaçãoTerrorismo

Mais de Tecnologia

iPhone 16 chega às lojas, mas sem os recursos de inteligência artificial da Apple

Intel descarta venda de participação na Mobileye e ações da empresa disparam

YouTube expande anúncios em vídeos pausados para todos os anunciantes

Kremlin volta a usar YouTube, enquanto restringe o acesso de russos à plataforma