Tecnologia

Criação do nono digíto fará ligações falharem no domingo

Segundo a agência, os erros devem acontecer amanhã, domingo, quando as operadoras de telefonia farão a troca dos dispositivos HDR

Celulares: Nono dígito mudará números em São Paulo a partir de amanhã (Stock.Xchng)

Celulares: Nono dígito mudará números em São Paulo a partir de amanhã (Stock.Xchng)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de julho de 2012 às 13h07.

São Paulo -  A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) admitiu, esta semana, que a adoção do nono dígito nos telefones fixos e móveis que operam sob o DDD 11 na região metropolitana de São Paulo e cidades próximas, como Jundiaí e Atibaia, causará falhas e instabilidades momentâneas nos telefonemas.

Segundo a agência, os erros devem acontecer amanhã, domingo, quando as operadoras de telefonia farão a troca dos dispositivos HDR, equipamentos responsáveis por interpretar os números discados pelos usuários e direcionar as chamadas.

A partir de amanhã, todos as 34 milhões de linhas em operação sob DDD 11 receberão um novo dígito, o número nove. A inclusão do nono dígito foi uma decisão da Anatel para ampliar o número de combinações possíveis nos telefones móveis e fixos. Atualmente, com as restrições impostas pela agência, como a inexistência de números comerciais começados em zero ou um, há “apenas” 44 milhões de combinações possíveis.

Como o número de linhas habilitadas aproxima-se perigosamente do limite de combinações, a agência determinou que todos os telefones em uso ganhem um novo dígito. A única exceção é para empresas que usam conexão via rádio, caso da operadora Nextel.

Por uma definição da agência, todos usuários receberão o número “9” na frente dos oito dígitos que já possuem. Assim, um telefone 2000-0000 será, a partir de domingo, 92000-0000.  Quem esquecer de digitar o número 9 à frente do número de um telefone em São Paulo será, em tese, direcionado para o número correto até 7 de agosto. A agência, no entanto, admite a possibilidade de falhas pontuais.

A partir do dia 8 de agosto, no entanto, quem esquecer de digitar o “9” poderá não conseguirá completar a ligação corretamente e ouvirá uma mensagem da Anatel.  A fase de “adaptação” deve durar até 15 de janeiro de 2013, quando discagens sem o nono dígito não serão completadas, nem haverá qualquer aviso para o usuário.

Quem usa smartphones, pode usar aplicativos como o SP+9, no caso do iPhone, ou 9d+, para Android, para incluir automaticamente o nono dígito em sua agenda de celular.  O nono dígito será necessário para qualquer operação, como envio de SMS, chamadas entre pessoas que estão no DDD 11, interestaduais ou internacionais.

Acompanhe tudo sobre:AnatelCelularesIndústria eletroeletrônica

Mais de Tecnologia

Gigantes das redes sociais lucram com ampla vigilância dos usuários, aponta FTC

Satélites da SpaceX estão causando interferência nos equipamentos de pesquisadores, diz instituto

Desempenho do iPhone 16 chama atenção e consumidores preferem modelo básico em comparação ao Pro

iPhone 16 chega às lojas – mas os recursos de inteligência artificial da Apple, não