Tecnologia

Crackers pirateiam a Mac App Store

Empresa de segurança detectou falha que permite download ilegal de aplicativos pagos

Mac App Store foi inaugurada na quinta-feira (6) (Divulgação/Apple)

Mac App Store foi inaugurada na quinta-feira (6) (Divulgação/Apple)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de janeiro de 2011 às 11h13.

São Paulo – Menos de 24 horas após o lançamento da Mac App Store, a loja de aplicativos para computadores da Apple teve a segurança de seus aplicativos crackeada e os programas pirateados.

A empresa de segurança Sophos identificou que alguns aplicativos pagos podem ser pirateados e utilizados gratuitamente pelos usuários.

Aparentemente os desenvolvedores de aplicações como o Angry Birds ignoraram os avisos da Apple para validarem seus recibos da App Store antes de liberarem o programa para download.

De acordo com a Sophos, quem quiser piratear um programa deve procurar pelo arquivo “.dmg” do aplicativo hospedado online.

Quando encontrar o aplicativo desejado, basta instalá-lo como se fosse uma aplicação trial e então copiar os arquivos (ou pastas) de qualquer outro download legítimo.

Este método consegue burlar a proteção do aplicativo, mecanismo conhecido como “Receipt Checking” e que deveria linkar os programas comprados a uma identificação específica da Apple.

Os pesquisadores da Sophos também alertam que devido a esse problema as aplicações podem facilmente ser modificadas e ter incluído um código executável malicioso, tornando a pirataria da Mac App Store uma possível porta de entrada para malware em sistemas Mac.

Confira a explicação da empresa de segurança (em inglês):

Acompanhe tudo sobre:AppleComputadoresDownloadsEmpresasEmpresas americanasempresas-de-tecnologiaHackersInternetServiços onlineTecnologia da informação

Mais de Tecnologia

Como um hacker invadiu app usado pelo governo dos EUA para comunicações em 20 minutos

Por que os jogos estão ficando mais caros? Brasileiros terão de pagar mais de R$ 400 por lançamentos

China lidera em tecnologia de interface cérebro-computador com foco em reabilitação médica

Do sonho de Steve Jobs ao iPhone dobrável: Apple prepara virada até 2027