Tecnologia

Cracker registra 80 domínios falsos de bancos

Criminoso aproveita o nome parecido com o original para se aproveitar dos erros de digitação

Segundo a Kaspersky, as páginas falsas ficaram no ar por somente 24 horas antes da empresa solicitar ao órgão Registro.br para remover os sites (Gustavo Molina/SXC.hu)

Segundo a Kaspersky, as páginas falsas ficaram no ar por somente 24 horas antes da empresa solicitar ao órgão Registro.br para remover os sites (Gustavo Molina/SXC.hu)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de abril de 2012 às 12h34.

São Paulo – Um criminoso brasileiro registrou 80 domínios maliciosos usando o nome de 6 grandes bancos nacionais.

Neste tipo de golpe, conhecido como “typosquatting”, o criminoso compra e registra um domínio de internet utilizando um nome parecido com o original, mas com algum erro de digitação, como, por exemplo, “bancidobrasil.com.br”.

O criminoso registrou 80 domínios, porém somente 15 deles, usando o nome de 3 bancos, foram encontrados ativos.

Segundo a Kaspersky, as páginas falsas ficaram no ar por somente 24 horas antes da empresa solicitar ao órgão Registro.br para remover os sites. No entanto, não há confirmação se o criminoso conseguiu finalizar algum golpe.

Apesar da engenhosidade do golpe, os domínios falsos não exibiam páginas com conexão segura (HTTPS) e nem o cadeado de segurança, comum em páginas de autenticação. Além disso, várias telas possuíam erros de ortografia.

Para evitar cair nesse tipo de golpe a empresa aconselha sempre verificar se o acesso é seguro (HTTPS) e se a barra de endereço exibe o cadeado de segurança; evitar salvar a página do banco nos favoritos, pois existem golpes que modificam essa marcação e redirecionam o usuário a um site falso; confira o nome do banco digitado e se atente se o mesmo utiliza o domínio “b.br”, que foi adotado pelos bancos no começo deste ano; não clicar em mensagens enviadas por e-mail; não utilizar o Google para pesquisar um site de banco; e mantenha sempre um software de segurança atualizado e ativo.

Acompanhe tudo sobre:BancosFinançasHackersseguranca-digital

Mais de Tecnologia

Facebook vai desativar botões de curtir e compartilhar em sites a partir de 2026

UE quer simplificar regras de IA para impulsionar empresas de tecnologia

Apple adia segunda geração do iPhone Air após vendas abaixo do esperado

Mercados asiáticos de tecnologia sofrem maior queda em meses