Tecnologia

Cortana chega aos usuários brasileiros do Windows 10 até o final do ano

Microsoft afirma que tomará cuidado para respeitar a cultura local de cada país

cortana (Divulgação)

cortana (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 25 de julho de 2015 às 07h58.

A Microsoft anunciou que irá lançar a assistente pessoal virtual Cortana em outros países do mundo, incluindo o Brasil, onde o sistema estará disponível até o final do ano, apenas para participantes do programa Windows Insider.

O programa, exclusivo do Windows Phone até agora, chegará em diferentes datas para os usuários do Windows 10. No dia de lançamento do sistema operacional, em 29 de julho, a Cortana estará disponível nos Estados Unidos, Reino Unido, China, França, Itália, Alemanha e Espanha.

Nos próximos meses, a assistente pessoal chega no Japão, Austrália, Canadá e Índia. Usuários do programa Windows Insider no Brasil e México recebem a Cortana até o fim de 2015.

O Windows Insider é um programa da Microsoft que permite aos cadastrados receberem novos builds do Windows, anteriormente acessíveis apenas para desenvolvedores. 

Em um post no seu blog oficial, a Microsoft diz que o lançamento não será simultâneo em todos os territórios pois seus desenvolvedores estão tomando cuidado para garantir que as novas versões da Cortana respeitem as culturas e costumes locais de cada país.

"Em cada mercado, estamos focados em certos atributos chave que irão nos ajudar a encontrar a melhor voz para a Cortana", afirma Marcus Ash, gerente da equipe de desenvolvimento da Cortana na Microsoft, em um vídeo.

https://youtube.com/watch?v=zj55Hr9TqXY

No post, Ash cita alguns exemplos de adaptações que a equipe fez na assistente pessoal, de acordo com o país. Quando a Microsoft preparava a versão italiana da Cortana, por exemplo, a empresa percebeu que os locais odiavam piadas sobre os famosos scooters italianos. Então, a empresa decidiu que não faria piadas sobre as Vespas no software.

Outro caso apresentado foi a adaptação da Cortana à cultura japonesa, mais formal do que a brasileira, por exemplo. A inglesa, ao contrário, é mais bem humorada, usando piadas autodepreciativas típicas dos britânicos.

A Microsoft irá ativar a Cortana novos mercados por meio do programa Windows Insider, permitindo que cerca de 5 milhões de usuários consigam acessar versão beta do serviço em outras línguas antes do lançamento oficial.

Fonte: Windows Blog

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas americanasempresas-de-tecnologiaINFOMicrosoftTecnologia da informaçãoWindowsWindows 10

Mais de Tecnologia

Amazon testa ferramenta que usa IA para permitir compras em lojas de terceiros dentro de seu app

Amazon lança ferramenta no Kindle que ajuda leitores a relembrar de livros anteriores de séries

Exclusivo: Apple avalia expandir montagem de iPhones no Brasil para driblar tarifas de Trump

Microsoft faz 50 anos nesta sexta-feira; conheça o legado da empresa em 50 criações