Tecnologia

Correa afirma que decidirá com soberania sobre asilo a Snowden

Quito - O presidente do Equador, Rafael Correa, disse nesta segunda-feira que seu governo decidirá 'com absoluta soberania' sobre o pedido de asilo do ex-técnico...

Edward Snowden (Reuters)

Edward Snowden (Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de setembro de 2013 às 13h28.

Quito - O presidente do Equador, Rafael Correa, disse nesta segunda-feira que seu governo decidirá "com absoluta soberania" sobre o pedido de asilo do ex-técnico da CIA Edward Snowden, acusado de espionagem pelos Estados Unidos, que reivindicam sua extradição.

"Olá país e o mundo. Para variar, outra semana complicada. Tenham a segurança que analisaremos muito responsavelmente o caso Snowden e tomaremos com absoluta soberania a decisão que acharmos mais adequada", disse Correa em sua conta no Twitter.

Esta foi a primeira reação de Correa sobre o pedido de asilo de Snowden, anunciado ontem e ratificado hoje do Vietnã pelo chanceler equatoriano, Ricardo Patiño, que também disse que o governo do país andino estuda o pedido.

O ministro das Relações Exteriores do Equador declarou, em uma videoconferência realizada em Hanói, onde se encontra em visita oficial, que "o denunciado por Snowden afeta todos os cidadãos do mundo" e que o "denunciante está sendo perseguido pelo denunciado".

Para tomar uma decisão sobre o pedido, o Equador se baseará em sua Constituição, que defende a proteção da fonte e os direitos de asilo, assim como a liberdade de opinião e expressão da Declaração Universal dos Direitos Humanos, disse Patiño.

O ministro criticou os Estados Unidos por interceptarem a "maioria das comunicações do mundo" e depois perseguir Snowden por revelar este fato.

Ao solicitar asilo no Equador, o ex-técnico da CIA segue os passos do fundador do Wikileaks, Julian Assange, que há mais de um ano recebe a proteção desse país como asilado na embaixada equatoriana em Londres para evitar sua extradição a Suécia por supostos delitos sexuais. 

Acompanhe tudo sobre:Edward SnowdenEspionagemEstados Unidos (EUA)INFOPaíses ricos

Mais de Tecnologia

Quer proteger seus dados no iPhone? Confira três dicas de segurança

China acusa EUA de realizar mais de 600 ataques cibernéticos com apoio de aliados

Meta oferece R$ 1,4 bilhão para recrutar jovem de 24 anos em guerra por superinteligência

Qual será a potência do PlayStation 6? Rumor indica a escolha feita pela Sony