Tecnologia

Coreia do Norte proíbe acesso livre a Wi-Fi

A Coreia do Norte proibiu estrangeiros de acessar a internet via Wi-Fi, aparentemente para evitar que cidadãos coreanos usem a rede


	Wi-Fi: aqueles que não respeitarem a proibição terão que pagar multa
 (Wikimedia Commons/Encryptedruler)

Wi-Fi: aqueles que não respeitarem a proibição terão que pagar multa (Wikimedia Commons/Encryptedruler)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de setembro de 2014 às 10h39.

Seul - A Coreia do Norte proibiu os estrangeiros que moram no país de acessar a internet via Wi-Fi, aparentemente para evitar que cidadãos coreanos possam usar a rede.

Segundo um decreto governamental publicado nesta quinta-feira pela revista norte-coreana online, "NKNews", estão cientes as embaixadas, as ONGs e os funcionários estrangeiros presentes no país, que "o uso desta conexão sem fio está proibida, porque produz alguns efeitos", que não são especificados.

O Departamento Regulador da Rádio da Coreia, que assinou o documento no dia 13 de agosto, explica que os estrangeiros que desejarem voltar a utilizar a conexão, deverão consultar a organização governamental.

O comunicado adverte que aqueles que não respeitarem a proibição terão que pagar uma multa de 1,5 milhão de wons, aproximadamente R$ 25 mil.

A ordem foi declarada após a revista "The Diplomat" ter noticiado em agosto que o preço dos imóveis com acesso à rede, próximos aos órgãos governamentais estava aumentando consideravelmente.

A medida imposta pelo departamento foi motivada pela vontade dos cidadãos de usar o Wi-Fi livre, já que este benefício era liberado apenas para as elites do regime comandado por Kim Jong-un que tinham permissão para se conectar.

Especialistas entrevistados pela "NKnews" consideraram que o fato do Departamento Regulador de Rádio tornar possível o uso do Wi-Fi mediante consulta, pode significar que as autoridades exijam senhas para evitar o acesso sem autorização.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaCoreia do NorteInternetWi-Fi

Mais de Tecnologia

WhatsApp caiu? Usuários relatam instabilidade no aplicativo neste sábado

Luxshare, importante parceira da Apple, estuda saída parcial da China

Apple transporta 600 toneladas de iPhones da Índia para os EUA para evitar tarifas de Trump

Clone Robotics divulga vídeo de Protoclone, o robô humanoide mais preciso do mundo; veja