Tecnologia

Coreia do Norte agora tem seu próprio videogame

Chamado de Moranbong, console tem sensores de movimento e é semelhante ao Nintendo Wii

Videogame: aparelho próprio da Coreia do Norte foi lançado recentemente, segundo site local (Carol Yepes/Getty Images)

Videogame: aparelho próprio da Coreia do Norte foi lançado recentemente, segundo site local (Carol Yepes/Getty Images)

RL

Rodrigo Loureiro

Publicado em 29 de outubro de 2019 às 16h50.

São Paulo – A Coreia do Norte agora tem um videogame para chamar de seu. Isso, pelo menos, é o que afirma o site Arirang Meari, veículo oficial do governo norte-coreano. De acordo com as informações oficiais, foi lançado o Moranbong, um tipo de console semelhante ao Nintendo Wii.

O design e as funções do aparelho lembram bastante o dispositivo japonês que foi lançado em 2006. O videogame é composto por dois sensores de movimento usados como controles e uma central com câmera que captura os movimentos e os replica digitalmente na tela.

Na descrição oficial, o console promove diversas atividades físicas, além de ser útil para “combater a obesidade em adultos e promover o crescimento das crianças”. Não foram divulgadas especificações técnicas como capacidade gráfica, memória RAM e outros aspectos.

Vale lembrar que os cidadãos norte-coreanos já foram fotografados anteriormente se divertindo em alguns tipos de videogames – mais especificamente aqueles comuns em fliperamas. O Moranbong, contudo, parece ser o primeiro console pessoal a chegar ao país.

(Arirang Meari/Divulgação)

Apesar da Coreia do Norte viver uma ditadura que impede a importação de produtos eletrônicos, há a possibilidade do novo dispositivo ter sido fabricado fora das fronteiras controladas por Kim Jong-un e importado de forma discreta pelo próprio governo.

Não seria a primeira vez. Em 2015, a imprensa internacional relatou o surgimento de gadgets de reprodução de DVDs chamados de Notel. O aparelho, que inicialmente era contrabandeado da China por cerca de 50 dólares americanos, passou a ser legal no país meses depois. Contudo, era necessário registrá-lo junto a órgãos norte-coreanos. A reprodução de mídias produzidas fora da Coreia do Norte, contudo, é proibida.

Acompanhe tudo sobre:Coreia do NorteGamesKim Jong-un

Mais de Tecnologia

Gigantes das redes sociais lucram com ampla vigilância dos usuários, aponta FTC

Satélites da SpaceX estão causando interferência nos equipamentos de pesquisadores, diz instituto

Desempenho do iPhone 16 chama atenção e consumidores preferem modelo básico em comparação ao Pro

iPhone 16 chega às lojas – mas os recursos de inteligência artificial da Apple, não