Tecnologia

Copa das Confederações: Neymar conquista torcida no Twitter

Ao final da competição, Neymar registrou 98% de comentários positivos na rede social


	Neymar exibe taça da Copa das Confederações: um quinto das menções de usuários no Twitter  tiveram relação com a atuação do jogador
 (REUTERS)

Neymar exibe taça da Copa das Confederações: um quinto das menções de usuários no Twitter  tiveram relação com a atuação do jogador (REUTERS)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de julho de 2013 às 22h18.

São Paulo – Falando bem ou mal, Neymar foi o principal destaque de menções no Twitter durante a Copa das Confederações. De acordo com a IBM, que desenvolveu a ferramenta Ei!, o camisa 10 da Seleção Brasileira começou a competição com cerca de 60% dos comentários negativos, mas reverteu as críticas e terminou o campeonato com 98% de mensagens positivas.

Com recursos de Big Data, o Ei! filtrou os tweets ligados às partidas brasileiras, reunindo as informações relevantes. A ferramenta demorou cerca de dois meses para ser desenvolvida e teve como base a solução InfoSphere, criada pela própria empresa

A IBM calculou que mais de 3 milhões de mensagens no Twitter foram analisadas durante os jogos do Brasil. Desse número, cerca de um quinto das menções tiveram relação com a atuação de Neymar, o principal jogador brasileiro da atualidade.

Na rede social, o lance mais comentado da Copa das Confederações aconteceu durante a final entre Brasil e Espanha, quando o zagueiro David Luiz tirou a bola em cima da linha que decretaria o gol de empate espanhol. Após a jogada, aproximadamente 130 mil tweets repercutiram a atuação do jogador.

Outra curiosidade diz respeito aos “assuntos paralelos” da competição. A cantora colombiana Shakira foi a personalidade que reuniu o maior número de menções, mesmo sem entrar em campo. Namorada do zagueiro espanhol Piqué, a artista foi citada 16,4 mil vezes.

Se Neymar conquistou o apoio da torcida, o mesmo não aconteceu com o atacante Hulk. Apesar de ser o segundo atleta que mais recebeu menções no Twitter, a maioria das mensagens tinha conteúdo negativo. Ao final da competição, cerca de 84% dos tweets criticaram a atuação do jogador.

Acompanhe tudo sobre:AtletasCelebridadesEmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaEsportesFutebolIBMInternetJogadores de futebolNeymarRedes sociaisServiçosTecnologia da informaçãoTwitter

Mais de Tecnologia

JD.com intensifica investimentos em inteligência incorporada com novas startups

Com reforma tributária, Serpro se prepara para processar 800 bilhões de operações por ano

Apple prepara iPhone dobrável e acende esperança em mercado que deve encolher 4%

Empolgação com robotáxis é precoce, dizem analistas do HSBC