Página no Facebook: a rua onde mora a jovem aniversariante, agora com 16 anos, foi fechada pela polícia de choque (Getty Images)
Da Redação
Publicado em 21 de setembro de 2012 às 23h55.
Londres - A polícia da Holanda foi obrigada a agir nesta sexta-feira após uma adolescente publicar no Facebook um convite para seu aniversário que reuniu milhares de pessoas na pequena cidade de Haren, criando uma situação semelhante ao filme americano "Projeto X".
"A situação em Haren fugiu ao controle esta noite", informou a agência de notícias holandesa ANP, revelando que "milhares de pessoas" foram à festa na cidade de apenas 18 mil habitantes.
Falando em "caos" em Haren, a ANP acrescenta que várias pessoas ficaram feridas, duas gravemente, e que ocorreram ao menos quatro prisões.
Segundo a TV estatal NOS, cerca de 4 mil pessoas - a maioria jovens - se deslocaram para Haren, onde carros, jardins, cercas e outras instalações foram danificadas.
A rua onde mora a jovem aniversariante, agora com 16 anos, foi fechada pela polícia de choque, provocando a ira de centenas de jovens, que atiraram pedras e garrafas nos agentes.
O convite para o aniversário, enviado acidentamente a todos no Facebook, foi confirmado por nada menos que 20 mil pessoas, e vários sites pegaram carona no chamado "Projeto X Haren", em referência ao filme americano sobre uma festa organizada por três adolescentes que foge ao controle.
Segundo a TV NOS, ao menos um supermercado foi saqueado e vários sinais de trânsito, destruídos em Haren, onde as autoridades locais adotaram medidas excepcionais, como a proibição da venda de bebidas alcoólicas.
No final da noite, o trânsito era intenso entre Haren e Groningen, a principal cidade da região.