Tecnologia

Contra iPad, Rússia cria tablet de plástico

O projeto de tablets de plástico com baixo custo é destinado a estudantes

Itautec – Tablet (Divulgação/Itautec)

Itautec – Tablet (Divulgação/Itautec)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de agosto de 2011 às 20h32.

Moscou - Uma estatal russa pretende iniciar no ano que vem a produção em massa de tablets de plástico com baixo custo destinados a estudantes escolares e que, segundo a companhia, competirá diretamente com o iPad, da Apple.

Anatoly Chubais, diretor do conglomerado de empresas de tecnologia Rosnano, afirmou ao primeiro-ministro Vladimir Putin que o novo tablet custará 420 dólares, menos que o preço do iPad mais barato, de 670 dólares.

"Esse tablet é mais leve, não há vidro nem mesmo na tela. Mesmo se estudantes decidirem lutar um contra o outro com esses tablets, eles são absolutamente assegurados contra lesões", brincou Chubais, promovendo a tecnologia do aparelho.

O dispositivo empregaria plástico ou técnicas de eletrônica orgânica, desenvolvidas na Universidade de Cambridge nos anos de 1990, em vez de condutores de silício. Chubais prevê que a tecnologia obterá uma fatia de 10 por cento do mercado global de eletrônicos.

Imagens televisivas mostraram Chubais entregando a Putin o tablet de 20 por 30 centímetros, que lembra o iPad visualmente mas excede seu rival em tamanho. Putin tocou a tela e sorriu quando um provérbio popular foi citado.

Diferente de seu parceiro político no comando da Rússia, o presidente Dmitry Medvedev, fã da Apple que aparece em eventos oficiais carregando seu iPad, Putin não é um geek de computadores, e autoridades são frequentemente aconselhadas a não exibir iPads em sua presença.

Acompanhe tudo sobre:AppleÁsiaEuropaiPadiPhoneRússiaTablets

Mais de Tecnologia

Fabricante do jogo processa SpaceX de Elon Musk e pede US$ 15 milhões

Gigantes das redes sociais lucram com ampla vigilância dos usuários, aponta FTC

Satélites da SpaceX estão causando interferência nos equipamentos de pesquisadores, diz instituto

Desempenho do iPhone 16 chama atenção e consumidores preferem modelo básico em comparação ao Pro