Tecnologia

Contra fraudes, Google pode esconder endereços no Chrome

O Google estaria testando uma nova versão do Chrome que oculta endereços da web para ajudar internautas a identificar sites com fraudes


	Medida foi criticada: "Acho preocupante que se esconda a URL completa", afirmou Ari Palo
 (Getty Images)

Medida foi criticada: "Acho preocupante que se esconda a URL completa", afirmou Ari Palo (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de maio de 2014 às 16h01.

São Paulo - O Google está pensando em esconder, no Chrome, as URLs, endereços usados na internet para acesso aos sites.

Segundo o desenvolvedor Jake Archibald, o recurso estaria sendo testado no Canary, versão do navegador Chrome voltada para desenvolvedores que o Google usa para experimentar novos recursos.

A mudança poderia tornar mais clara a identidade do site, especialmente para os usuários leigos, que podem se confundir com um endereço longo.

Assim, a pessoa poderia identificar sites com fraudes – que hoje se valem de longas URLs para confundir o internauta – mais facilmente.

Destaque

Na imagem publicada por Archibald, as informações básicas do endereço aparecem em destaque, como o nome do banco no caso de um site de internet banking.

Quando o endereço é fraudulento, toda a URL fica em destaque – o que serve para alertar o usuário. Hoje, a versão comum do Chrome exibiria ambos os endereços de forma idêntica

Como sites com fraudes costumam ter URLs muito parecidas com sites comuns, fica mais difícil para o internauta saber quando está sendo enganado.

Safari

Este recurso já é usado na versão para iOS do Safari, navegador presente em gadgets como iPhone e iPad.

Embora a novidade ainda esteja em fase de testes e não haja certeza de que o Google vá adotá-lo no Chrome, críticos já se posicionaram. Um exemplo é o designer Ari Palo.

"Acho preocupante que se esconda a URL completa. É melhor destacar o domínio e esconder o resto", afirmou Palo no Twitter.

Comum na internet, a prática de usar falsos endereços para roubar dados de usuários é chamada de Phishing. O termo é uma alusão à palavra "fishing" (pescando, em inglês).

Acompanhe tudo sobre:BrowsersChromeEmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaFraudesGoogleInternetRumores techseguranca-digitalSitesTecnologia da informação

Mais de Tecnologia

Gigantes das redes sociais lucram com ampla vigilância dos usuários, aponta FTC

Satélites da SpaceX estão causando interferência nos equipamentos de pesquisadores, diz instituto

Desempenho do iPhone 16 chama atenção e consumidores preferem modelo básico em comparação ao Pro

iPhone 16 chega às lojas – mas os recursos de inteligência artificial da Apple, não