Tecnologia

Contra Android, Apple pode antecipar iPhone 6

Notícias não oficiais indicam que a Apple deve reservar as maiores novidades da linha iPhone para a sexta geração, que virá já no primeiro semestre de 2012

O falso iPhone exibido pelo site chinês Taobao dá uma ideia de como poderia ficar o aparelho da Apple com uma tela maior (Reprodução / Taobao)

O falso iPhone exibido pelo site chinês Taobao dá uma ideia de como poderia ficar o aparelho da Apple com uma tela maior (Reprodução / Taobao)

Maurício Grego

Maurício Grego

Publicado em 20 de abril de 2011 às 09h25.

São Paulo — Enquanto se especula quais novidades estarão no iPhone 5 e quando ele vai chegar às lojas, uma nova rodada de rumores tem como tema a geração seguinte do smartphone da Apple – o iPhone 6.

Segundo informações não oficiais, a Apple estaria planejando antecipar a chegada do iPhone 6 para o primeiro semestre de 2012. Na avaliação da empresa, o iPhone 5 não trará novidades suficientes para enfrentar os smartphones com Android, que devem continuar ganhando participação no mercado.

De fato, pesquisas de mercado indicam que, até 2015, o Android estará presente em quase metade dos smartphones vendidos no mundo. Para complicar ainda mais as coisas, o Gartner Group prevê que o Windows Phone, a bordo dos aparelhos da Nokia, também deve ultrapassar o iPhone em volume de vendas.

Assim, a Apple já estaria trabalhando, paralelamente, na sexta geração do smartphone, que deve trazer novidades mais radicais para tentar seduzir os usuários. A principal fonte dessa informação parece ser o analista de mercado Ming-Chi Kuo, da empresa Concord Securities, citado pelo site Apple Insider. Kuo tem certa credibilidade por ter divulgado com antecedência várias informações corretas sobre o iPhone 4 e o iPad 2.

Kuo diz que, segundo suas fontes secretas, o iPhone 5 trará apenas modificações leves em relação ao iPhone 4. Ele cita várias características que já descrevemos: processador Apple A5 (o mesmo do iPad 2), câmera de 8 megapixels e sistema operacional iOS 5, por exemplo. O design deve ser parecido com o do iPhone 4. Além disso, segundo ele, a produção em massa deve começar em setembro, algo que também já vinha sendo dito.


O iPhone 6 vem aí

Até aí, não há novidades. Mas Kuo também diz que a Apple planeja antecipar o iPhone 6 para o primeiro semestre de 2012. Esse modelo traria um novo design e novidades mais radicais no hardware. Embora ele não dê detalhes, entre essas novidades podem estar compatibilidade com redes celulares de quarta geração (4G LTE) e um transceptor NFC, para pagamentos por proximidade.

Kuo afirma, ainda, que, diferentemente do que fez em anos anteriores, a Apple não deve anunciar um novo iPod Touch junto com o iPhone 5. O motivo seria o terremoto no Japão, que prejudicou a fabricação de componentes para esses aparelhos. Diante da dificuldade em garantir o suprimento de alguns componentes, a Apple estaria dando prioridade ao iPhone e deixando o iPod para uma etapa posterior.

Outro site, a SoftPedia, diz que a Apple estaria se preparando para implantar uma câmera de 12,6 megapixels no iPhone. Ela usaria um novo sensor de imagem produzido pela OmniVision. Mas o site admite que a fonte dessa informação não é das mais confiáveis. Assim, é melhor não apostar muito nela. Além disso, a informação de que o sensor do iPhone 5 será de 8 megapixels foi dada por Howard Stringer, o CEO da Sony. É possível que a Apple produza o iPhone 5 com a câmera de 8 megapixels, como disse Stringer, e considere o dispositivo de 12,6 megapixels para o iPhone 6.

iOS 5 e Mac OS X

A Apple realiza, entre 6 e 10 de junho, seu evento anual para desenvolvedores, o WWDC. Lá, a expectativa é que a empresa anuncie tanto a nova versão do sistema operacional Mac OS X, conhecida como Lion, como o novo sistema do iPhone e do iPad, o iOS 5. Mas ainda há dúvidas sobre o anúncio do iPhone 5 nesse evento. Se o lançamento estiver mesmo agendado para setembro ou outubro, a Apple deve preferir não mencionar iPhone 5 no WWDC para não prejudicar as vendas do iPhone 4.

Acompanhe tudo sobre:AppleCelularesEmpresasEmpresas americanasempresas-de-tecnologiaIndústria eletroeletrônicaiPhoneSmartphonesTecnologia da informação

Mais de Tecnologia

Segurança de dados pessoais 'não é negociável', diz CEO do TikTok

UE multa grupo Meta em US$ 840 milhões por violação de normas de concorrência

Celebrando 25 anos no Brasil, Dell mira em um futuro guiado pela IA

'Mercado do amor': Meta redobra esforços para competir com Tinder e Bumble