Tecnologia

Consumo de orgânicos reduz nível de pesticidas em crianças

O estudo, realizado nos Estados Unidos, envolveu 40 crianças, com idades de 3 a 6 anos


	Comida: estudo, realizado nos Estados Unidos, envolveu 40 crianças, com idades de 3 a 6 anos.
 (Thinckstock)

Comida: estudo, realizado nos Estados Unidos, envolveu 40 crianças, com idades de 3 a 6 anos. (Thinckstock)

Vanessa Barbosa

Vanessa Barbosa

Publicado em 10 de novembro de 2015 às 15h24.

São Paulo - Uma nova pesquisa, publicada na revista científica Environmental Health Perspectives, sugere que a adoção de uma dieta orgânica reduz, significativamente, as concentrações de certos defensivos agrícolas sintéticos no organismo infantil.

O estudo, realizado nos Estados Unidos, envolveu 40 crianças, com idades de 3 a 6 anos, de duas localidades diferentes, um bairro urbano em Oakland e uma região agrícola do Vale do Salinas, na Califórnia.

Ao longo de 16 dias, os cientistas trocaram os alimentos convencionais da dieta das crianças por produtos orgânicos e mediram as concentrações de pesticidas na urina dos pesquenos durante esse período.

Nos quatro primeiros dias, as crianças comeram produtos convencionais, nos setes dias seguintes, a dieta era orgânica, e nos últimos 5 dias, elas voltaram aos alimentos convencionais.

Segundo a pesquisa, os níveis de vários pesticidas que apareciam no teste diário da dieta convencional caíram de 25 a 50 por cento durante a período de alimentação orgânica.

A dieta orgânica foi associada a reduzidas concentrações de compostos formados (metabolitos) quando o corpo tenta eliminar pesticidas.

Conforme o estudo, os metabolitos de dois pesticidas organofosforados neurotóxicos caíram de 40 a 49 por cento. Já os níveis do herbicida 2,4-D (um dos mais comuns e antigos do mundo e um possível agente cancerígeno) caiu 25 por cento.

No entanto, os pesquisadores ressaltam que o estudo não sugere que todos os legumes e frutas não-orgânicos devem ser evitados. "Eles são alimentos saudáveis" disse Asa Bradman, autor da pesquisa, ao The New York Times.

"Mas há evidências de que a dieta é uma via de exposição a pesticidas, e você pode reduzir a sua exposição ao escolher alimentos orgânicos", acrescentou.  

Acompanhe tudo sobre:AgrotóxicosAlimentaçãoMeio ambienteProdutos orgânicosTrigo

Mais de Tecnologia

Fabricante do jogo processa SpaceX de Elon Musk e pede US$ 15 milhões

Gigantes das redes sociais lucram com ampla vigilância dos usuários, aponta FTC

Satélites da SpaceX estão causando interferência nos equipamentos de pesquisadores, diz instituto

Desempenho do iPhone 16 chama atenção e consumidores preferem modelo básico em comparação ao Pro