Tecnologia

Consumidores estão dispostos a comprar por celular

Segundo pesquisa, oito em cada dez pessoas estariam dispostas a comprar ou pagar contas através de dispositivos móveis


	Homem com smartphone: para 80% dos consumidores, as empresas deveriam usar a tecnologia disponível para "tornar mais fácil a vida de seus clientes"
 (Getty Images)

Homem com smartphone: para 80% dos consumidores, as empresas deveriam usar a tecnologia disponível para "tornar mais fácil a vida de seus clientes" (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de dezembro de 2013 às 13h27.

São Paulo - Oito em cada dez pessoas estariam dispostas a comprar ou pagar contas através de dispositivos móveis, aponta uma pesquisa da SAP realizada em 17 países. De acordo com o levantamento, a demanda pelos serviços eletrônicos é ainda maior.

Em países como África do Sul Arábia Saudita e China, 96% dos consumidores expressaram o desejo de usar o celular para efetuar compras ou serviços. Nas economias consideradas "maduras" pela pesquisa, esse índice cai para 59%.

Ainda segundo o estudo, apenas um terço (32%) dos entrevistados já utilizam o celular para transações comerciais regularmente, sendo que os serviços bancários, como pagamento de contas e transferências, são os mais comuns entre os usuários.

Entre as principais barreiras para maior adesão está a limitação das formas de pagamento: 64% dos consumidores afirmaram que estariam mais propensos a elevar o uso de serviços móveis se tivessem mais escolhas para efetuar o pagamento.

O receio de fornecer informações pessoais, a preocupação com a segurança das informações e a falta de acesso à Internet também foram apontados como obstáculos ao maior uso dos celulares para compras por 46%, 45% e 43% das pessoas, respectivamente.

Para 80% dos consumidores, as empresas deveriam usar a tecnologia disponível para "tornar mais fácil a vida de seus clientes", diz a pesquisa.

De acordo com a empresa, cerca de 12,5 mil pessoas foram ouvidas durante a pesquisa, realizada entre março e abril deste ano. No Brasil, o levantamento consultou pouco mais de mil consumidores.

Acompanhe tudo sobre:Consumidorese-commerceIndústria eletroeletrônicaSmartphones

Mais de Tecnologia

Gigantes das redes sociais lucram com ampla vigilância dos usuários, aponta FTC

Satélites da SpaceX estão causando interferência nos equipamentos de pesquisadores, diz instituto

Desempenho do iPhone 16 chama atenção e consumidores preferem modelo básico em comparação ao Pro

iPhone 16 chega às lojas – mas os recursos de inteligência artificial da Apple, não