Tecnologia

Oskar Fischinger: quem foi o pai dos efeitos visuais do cinema

Nesta quinta-feira (22), dia que o artista completaria 117 anos, seu trabalho é homenageado com um Doodle que permite a criação de uma música visual

Oskar Fischinger: o artista passava meses – às vezes anos – planejando e fazendo suas animações (Laguna Art Museum/Divulgação)

Oskar Fischinger: o artista passava meses – às vezes anos – planejando e fazendo suas animações (Laguna Art Museum/Divulgação)

CC

Clara Cerioni

Publicado em 22 de junho de 2017 às 11h23.

Última atualização em 22 de junho de 2017 às 13h19.

São Paulo - O Google homenageia nesta quinta-feira (22) o aniversário de 117 anos de Oskar Fischinger, artista alemão reconhecido por criar efeitos visuais e vídeos com som, muito antes do surgimento do design gráfico e dos clipes de música. Conhecido por seus trabalhos no cinema e na pintura, Fischinger ganha um Doodle interativo que permite que você crie a sua própria música visual.

Nascido em 1900, o artista é uma figura importante no mundo do design, especialmente nas áreas de motion graphics e animação. Sua capacidade de combinar visões abstratas e manualmente sincronizá-las com música é considerada até hoje uma das técnicas cinematográficas mais influentes de todos os tempos. Mestre de movimento e cor, Oskar Fischinger passava meses – às vezes anos – planejando e fazendo suas animações.

Oskar Fischinger

- (Google/Reprodução)

Suas produções cinematográficas, a maioria construídas entre 1920 e 1930, chamam atenção por conta da técnica adotada: com poucos recursos, o artista usava uma câmera e recortava frame por frame a filmagem de suas pinturas em acrílico, até chegar no resultado desejado.

Oskar Fischinger também é considerado o precursor da mídia interativa e dos jogos touch. Ele inventou o Lumigraph, uma espécie órgão que pintava de acordo com as notas tocadas e gerava exibições cromáticas fantásticas de acordo com os movimentos das mãos.

Grande parte de seu acervo está reunido no site Oskar Fischinger e pode ser acessado gratuitamente.

Acompanhe tudo sobre:Artes visuaisArtistasCinemaComputadoresDesignDesignersDoodleGoogle

Mais de Tecnologia

iPhone 16 chega às lojas – mas os recursos de inteligência artificial da Apple, não

Intel descarta venda de participação na Mobileye e ações da empresa disparam

YouTube expande anúncios em vídeos pausados para todos os anunciantes

Kremlin volta a usar YouTube, enquanto restringe o acesso de russos à plataforma