Tecnologia

Conheça o FlexPai, primeiro smartphone com tela dobrável

Royole apresentou seu dispositivo dias antes de a Samsung mostrar ao mundo o Infinity Flex Display

 (Royole/Reprodução)

(Royole/Reprodução)

Lucas Agrela

Lucas Agrela

Publicado em 8 de novembro de 2018 às 12h03.

Última atualização em 8 de novembro de 2018 às 12h18.

São Paulo – Dois dias antes de a Samsung, após meses de rumores, revelar o seu smartphone com tela dobrável, a Royole, baseada na Califórnia, divulgou o seu dispositivo com tecnologia semelhante. Chamado FlexPai, ele tem tela de 7,3 polegadas, com resolução de 1920 x 1440 pixels (Full HD, mas em proporção 4:3, em vez da comum 16:9) e suas especificações de hardware são parecidas com as de celulares avançados já disponíveis.

O processador é integrante topo de linha dos chips da Qualcomm, com oito núcleos; a memória RAM é de até 8 GB; o armazenamento chega a 256 GB; e a bateria tem capacidade de 3.800 mAh.

Para que não se quebre durante o uso, o FlexPai pode ser dobrado até 200 mil vezes, o que a fabricante espera abranger toda a vida útil do produto.

O sistema Android que vem no produto tem uma personalização de interface chamada Water OS para permitir o seu uso em tela flexível. Durante o evento para desenvolvedores da Samsung, o Google subiu ao palco para anunciar que o Android terá suporte oficial para esse tipo de display, o que viabiliza telas dobráveis de outras fabricantes em 2019.

Por ora, o aparelho é um protótipo que será vendido nos Estados Unidos e na China, com preços de 1.300 dólares e 9 mil yuan, respectivamente.

De acordo com um relatório da Display Supply Chain Consultant, os smartphones com telas dobráveis devem ter 3,1 milhões de unidades vendidas em 2019. Até 2022, o crescimento estimado é para 63 milhões de unidades, atingindo receita de 8,9 bilhões de dólares globalmente.

Infinity Flex Display

A nova tecnologia de tela dobrável da Samsung leva o nome de Infinity Flex Display. O smartphone, em si, não foi detalhado pela fabricante. Ele sequer teve seu visual revelado. O que se sabe sobre o aparelho é que a sua tela tem 7,3 polegadas, pode ser dobrada para ficar de um tamanho que caiba no bolso, segundo a marca, e que ele já conta com o suporte do Android flexível. Um dos recursos de software exclusivos do produto é a possibilidade de abrir três janelas de aplicativos ao mesmo tempo–hoje, podemos fazer isso com apenas 2 (e talvez um vídeo em pop up).

Acompanhe tudo sobre:CelularesInovaçãoSmartphones

Mais de Tecnologia

Quer proteger seus dados no iPhone? Confira três dicas de segurança

China acusa EUA de realizar mais de 600 ataques cibernéticos com apoio de aliados

Meta oferece R$ 1,4 bilhão para recrutar jovem de 24 anos em guerra por superinteligência

Qual será a potência do PlayStation 6? Rumor indica a escolha feita pela Sony