Tecnologia

Conheça Jen Lowe e seu coração que bate ao vivo na internet

Cientista americana desenvolve sistema que monitora batimentos cardíacos e publica dados em site. Segundo ela, a ideia é discutir os limites ético do Big Data


	Jen Lowe, cientista americana: "Duas vezes por dia eu conecto o relógio e atualizo o site"
 (Reprodução/Twitter)

Jen Lowe, cientista americana: "Duas vezes por dia eu conecto o relógio e atualizo o site" (Reprodução/Twitter)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de abril de 2014 às 17h13.

São Paulo - Jen Lowe é jovem, loura e tem um coração que bate ao vivo na internet. Ela desenvolveu um sistema que monitora seus batimentos cardíacos e vem compartilhando os dados por meio de um site.

Em onehumanheartbeat.com, é possível saber ainda quantas dias já viveu e quantos ainda deve ter pela frente a pesquisadora do Columbia University's Spatial Information Design Lab. Para obter estes dados, ela usa um relógio inteligente Basic Fitness.

O gadget grava a média de batimentos cardíacos por minuto da cientista, que publica a informação 24h depois em seu site. Assim, o que aparece lá agora aconteceu com ela um dia atrás.

"Duas vezes por dia eu conecto o relógio e atualizo o site com minhas últimas taxas de batimento cardíaco", afirma Jen em texto sobre o experimeto. Segundo a pesquisadora, o objetivo da iniciativa é gerar discussão sobre big Data.

Big Data

Uma das mais promissoras tendências atuais na área de tecnologia, o big Data consiste no armazenamento e análise de dados em grande escala. Cada vez mais comum, o procedimento é realizado com diversos fins.

Porém, os críticos apontam hoje o big Data como uma ameaça à privacidade. Para eles, casos como o escândalo envolvendo a agência americana NSA no ano passado seriam exemplo disso.

Entretanto, tudo indica que o big Data veio mesmo para ficar. No ano passado, a expectativa do instituto ABI Research era que tecnologias do tipo movimentassem mais de 30 bilhões de dólares em todo mundo. Até 2018, o instituto prevê que o setor alcance a marca de 114 bilhões de dólares.

Acompanhe tudo sobre:Big dataInternetPrivacidadeSitesTendências

Mais de Tecnologia

Dois anos depois, Meta mantém vivos ideais do antigo Twitter com Threads integrado ao Fediverse

Startup de US$ 12 bilhões de Mira Murati, ex-OpenAI, tem investimentos da Nvidia e Jane Street

BYD lidera vendas na China com mais de 2,1 milhões de carros no 1º semestre de 2025

Em queda na China, demanda de países emergentes impulsiona alta de 1,5% nas vendas de iPhones