O tablet da Apple, que começa a ser vendido nos Estados Unidos no dia 11, traz avanços que o tornam mais atraente que seu antecessor. Conheça as principais novidades
O tablet ficou mais fino e mais leve (Divulgação)
Maurício Grego
Publicado em 11 de setembro de 2012 às 14h03.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 16h36.
1. O tablet ficou mais fino e mais levezoom_out_map
1/5(Divulgação)
O iPad 2 é 33% mais fino que o modelo anterior. A espessura se reduziu de 13,4 para 8,8 milímetros. Isso significa que o novo iPad é mais fino que o iPhone 4, que tem 9,3 milímetros de espessura. O peso também diminuiu. O modelo com conexão 3G, que pesava 730 gramas, agora pesa 613 gramas segundo a Apple. Além dessas mudanças nas dimensões, outra novidade é que o tablet estará disponível em duas cores, branco e preto. O iPad 2 possui os mesmos quatro botões de controle encontrados no modelo anterior, com funções de ligar e desligar, voltar à página inicial, ajustar o volume do som e silenciar o aparelho. A tela também tem o mesmo tamanho (9,7 polegadas) e a mesma resolução da versão anterior.
O iPad 2 tem duas câmeras embutidas. A câmera frontal, de baixa resolução (640 x 480 pixels), é usada para videoconferência. Por meio desse dispositivo, o recurso Facetime, presente no sistema operacional iOS, permite fazer videochamadas entre diferentes aparelhos da Apple. Uma pessoa poderá usar esse recurso no iPod Touch, por exemplo, para se comunicar com outra que esteja usando um iPad, iPhone ou Mac. Já a câmera traseira é capaz de filmar em alta resolução (720p), além de fotografar. O iPad passará a contar com uma versão móvel do aplicativo Photo Booth, conhecido pelos usuários do Mac. Ele permite fotografar pessoas e aplicar efeitos caricaturescos às imagens.
O processador do iPad 2, chamado de A5 pela Apple, atinge o dobro da velocidade de processamento do seu antecessor, o A4. Parte do ganho de velocidade vem do fato de ele ter dois núcleos de processamento, em vez de apenas um. Mas, como destacou Steve Jobs ao apresentar o novo tablet, o avanço maior está no desempenho com gráficos, nove vezes superior ao do A4. Essa característica deve agradar principalmente aos adeptos dos games. Os desenvolvedores poderão criar jogos mais complexos para o iPad explorando a capacidade gráfica ampliada.
4. Garage Band e iMovie chegam ao tabletzoom_out_map
4/5(Reprodução)
A Apple anunciou dois novos aplicativos para o iPad. Ambos já existiam em versão para Macintosh e, chegam, agora, ao tablet. O primeiro é o iMovie, para edição de vídeo. Ele explora bastante a tela sensível ao toque. O usuário pode, por exemplo, arrastar clipes de vídeo com os dedos para a linha do tempo ou usar gestos para ajustar a duração de um trecho do filme. O outro aplicativo, o Garage Band, é voltado para a criação musical. Traz amplificadores e efeitos digitais para guitarra, instrumentos virtuais e loops de áudio prontos. A gravação do áudio pode ser feita em até oito pistas. Os dois aplicativos começam a ser vendidos no dia 11 na App Store. Vão custar 4,99 dólares cada um.
Há dois novos acessórios da Apple para o iPad que começarão a ser vendidos neste mês. O primeiro é uma capinha que a Apple chama de Smart Cover. Ela pode ser dobrada de modo a funcionar como suporte para manter o iPad em várias posições. Além disso, ela aciona o tablet quando é aberta e o coloca em hibernação ao ser fechada. A Smart Cover estará disponível em dois materiais diferentes – couro e poliuretano – e em dez cores. O outro acessório é um adaptador para conectar o iPad a um televisor ou projetor por meio de um cabo HDMI.
Entenda por que um museu britânico adotou pronomes femininos para o imperador romano Heliogábalo após reinterpretação de textos históricos e consulta a especialistas em inclusão