Tecnologia

Conheça a garagem onde nasceu o Vale do Silício

Garagem da HP é construção histórica em Palo Alto, local da fabricação do primeiro aparelho da empresa e onde começou o maior polo tecnológico do mundo

Garagem da HP, em Palo Alto, Califórnia (David Paul Morris/GettyImages)

Garagem da HP, em Palo Alto, Califórnia (David Paul Morris/GettyImages)

Gabriela Ruic

Gabriela Ruic

Publicado em 25 de março de 2012 às 07h36.

São Paulo – Localizado na California, a região do Vale do Silício é internacionalmente reconhecida por abrigar a sede das maiores companhias de tecnologia do planeta. O local é composto por várias cidades e uma delas em especial carrega o título de berço oficial do polo tecnológico, Palo Alto. A alcunha foi dada pelo órgão de patrimônio histórico americano, o National Register of Historical Places.

Foi lá que, em 1938, os estudantes de Stanford, Bill Hewlett e Dave Packard, deram início ao que se transformaria em um dos maiores nomes da tecnologia, a HP. Em uma pequena garagem nos fundos de uma propriedade e com apenas 538 dólares de investimento, a dupla fabricou o primeiro produto da história da HP, um dispositivo eletrônico que produz sons.

Em poucos meses, a HP já tinha o estúdio Walt Disney, por exemplo, como cliente e capital suficiente para procurar um lugar mais elaborado. Mesmo assim, a importância do que surgiu dentro da cabana de madeira não foi esquecida. Em 1989, a Garagem da HP se transformou em prédio histórico e é considerada a pedra fundamental da história não apenas do Vale do Silício, mas de todo o mundo da tecnologia.

O local foi recomprado pela HP em 2000 e a empresa acabou por restaurá-lo e transformá-lo em um museu. Por se localizar em um bairro residencial, a visitação não é aberta ao público e fica reservada apenas a ocasiões especiais. EXAME.com teve acesso a imagens, algumas cedidas pela própria HP e que mostram, em detalhes, onde e como tudo começou.

Acompanhe tudo sobre:CalifórniaEmpresasEmpresas americanasempresas-de-tecnologiaHPParques tecnológicosServiços

Mais de Tecnologia

Luxshare, importante parceira da Apple, estuda saída parcial da China

Apple transporta 600 toneladas de iPhones da Índia para os EUA para evitar tarifas de Trump

Clone Robotics divulga vídeo de Protoclone, o robô humanoide mais preciso do mundo; veja

Zuckerberg na mira: por que bilionário pode ter que se desfazer de Instagram e WhatsApp