Tecnologia

Computadores quânticos úteis devem surgir entre 5 e 10 anos, diz CEO do Google

Sundar Pichai comparou o atual momento da tecnologia quântica com o desenvolvimento da inteligência artificial em 2010

Ramana Rech
Ramana Rech

Redatora

Publicado em 13 de fevereiro de 2025 às 07h42.

O CEO do Google, Sundar Pichai, disse que computadores quânticos “úteis” estão entre dez a cinco anos de distância. Na conferência World Governments Summit em Dubai, nos Emirados Árabes, na quarta-feira, 12, ele também comparou essa tecnologia com onde a inteligência artificial estava alguns anos atrás.

“O momento do quântico me lembra onde a IA estava em 2010, quando estávamos trabalhando no Google Brain e o progresso inicial”, comentou.

Pichai também citou um avanço recente do Google com o chip quântico Willow. Conforme anúncio da empresa, o dispositivo permitiu que pesquisadores resolvessem em cinco minutos um problema que computadores atuais levariam “mais tempo do que nosso universo existe”.

Assim como outros gigantes, como Microsoft e IBM, Google tem buscado a computação quântica pela sua maior velocidade. Até o momento, informa a Bloomberg, a tecnologia é mais utilizada em pesquisas e há um debates sobre quando ela se consolidará. Empresas, bem como os governos dos Estados Unidos e da China estão gastando na casa dos bilhões para conseguir entregar a promissora tecnologia.

Os chips quânticos são compostos por “qubits”, espécies de bloco de construção desses computadores, que são rápidos mas propensos a erros. Isso porque podem ser empurrados por até mesmo partículas subatômicas. Esses erros podem se somar e fazer com que o chip não seja melhor do que o de um computador convencional.

Acompanhe tudo sobre:Inteligência artificialComputadoresTecnologia

Mais de Tecnologia

Quer proteger seus dados no iPhone? Confira três dicas de segurança

China acusa EUA de realizar mais de 600 ataques cibernéticos com apoio de aliados

Meta oferece R$ 1,4 bilhão para recrutar jovem de 24 anos em guerra por superinteligência

Qual será a potência do PlayStation 6? Rumor indica a escolha feita pela Sony