Tecnologia

Computador só para mulheres ganhava os holofotes nos anos 80

Briga das mulheres por direitos iguais já vem de anos, no entanto, inclusive no mundo da tecnologia

Computador "só para mulheres" dos anos 80: além de ser rosa, máquina traria como atrativos uma gaveta para guardar lenços, um espelhinho acoplado e uma lixa colada na barra de espaços (Reprodução/BBC)

Computador "só para mulheres" dos anos 80: além de ser rosa, máquina traria como atrativos uma gaveta para guardar lenços, um espelhinho acoplado e uma lixa colada na barra de espaços (Reprodução/BBC)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de dezembro de 2013 às 15h36.

São paulo - A popularização do Lulu levantou mais uma vez debates envolvendo machismo e feminismo. Mas a briga das mulheres por direitos iguais – e contra a superioridade dos homens – já vem de anos, no entanto, inclusive no mundo da tecnologia. Um exemplo razoavelmente recente, que data dos anos 80, é esse computador da foto acima.

Chamada de Petticoat 5, a máquina seria a primeira feita especialmente para mulheres. Além de ser rosa, ela traria como atrativos uma gaveta para guardar lenços, um espelhinho acoplado e uma lixa colada na barra de espaços – tudo para sustentar a vaidade das moças que queriam se aventurar no mundo da informática.

O PC nunca foi lançado de verdade, no entanto. Isso porque não passava de uma brincadeira – uma crítica bem-humorada aos inúmeros produtos feitos para mulheres lançados na época. Tanto que a apresentação abaixo, feita pela atriz Belinda Stewart-Wilson, é parte do antigo programa de humor Look Around You, veiculado nos anos 80 pela BBC britânica.

//www.youtube.com/embed/2dEmWvVfEts?feature=player_embedded

Acompanhe tudo sobre:ComputadoresMulheres

Mais de Tecnologia

TikTok vs. EUA: CEO do app agradece Trump por 'compromisso em encontrar solução'

Robô chinês corre 100 metros em 10 segundos e quebra recorde

De imperador a imperatriz: a pesquisa que encontrou o primeiro registro de uma pessoa 'trans'

Lidiane Jones anuncia saída como CEO da Bumble após um ano no cargo