Tecnologia

China apresenta supercomputador com performance de 175 mil laptops

Equipamento que será utilizado para pesquisas tem mais de 14 mil processadores e sete mil unidades de processamento gráfico

Equipamento é 50% mais rápido que recordista anterior (Divulgação/Nvidia)

Equipamento é 50% mais rápido que recordista anterior (Divulgação/Nvidia)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de outubro de 2010 às 15h04.

São Paulo – Com desempenho de 2,5 petaflops, o supercomputador mais rápido do mundo, instalado na cidade de Tianjin, na China, tem uma performance equivalente à de 175 mil laptops ou de 50 mil CPUs. Chamado de Tianhe-1A, o equipamento foi apresentado nesta quinta-feira (28) no evento High Performance Computing (HPC China 2010) e superou em 50% o recorde anterior.

O supercomputador, desenvolvido pela Universidade Nacional de Tecnologia de Defesa (NUDT, na sigla em inglês), utiliza cerca de 14 mil processadores Intel Xeon e mais de sete mil unidades de processamento gráfico (GPUs) Nvidia Tesla M2050. A Nvidia atribui às GPUs a eficiência energética do Tianhe-1A, que, consome apenas 4 megawatts de potência, ao invés dos 12 megawatts que seriam gastos apenas com os processadores.

O recorde de velocidade anterior pertencia ao equipamento Cray XT5, que entrou em operação em 2007 e pertence ao Laboratório Nacional de Oak Ridge, no Tennessee, Estados Unidos. A máquina chega à performance de 1,75 petaflops e utiliza mais de 224 mil processadores AMD Opteron.

O supercomputador chinês mais rápido do mundo será utilizado para pesquisas científicas de diversas áreas do conhecimento.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaChinaComputadores

Mais de Tecnologia

Fabricante do jogo processa SpaceX de Elon Musk e pede US$ 15 milhões

Gigantes das redes sociais lucram com ampla vigilância dos usuários, aponta FTC

Satélites da SpaceX estão causando interferência nos equipamentos de pesquisadores, diz instituto

Desempenho do iPhone 16 chama atenção e consumidores preferem modelo básico em comparação ao Pro